domingo, 30 de setembro de 2012

                                                   



                    PINGO DE FORTALEZA


Cantor ,compositor,instrumentista,produtor,pesquisador e gestor cultural.João Wanderley Roberto Militão,conhecido como Pingo,este é o apelido que acompanha desde a infância,pelo fato do artista ter nascido prematuramente(pingo de gente). O complemento " de Fortaleza" apareceu pela primeira vez no cartaz da 3ª Missa dos Mártires de Canudos,em 1986,evento ao qual o artista foi  participar.

Pingo iniciou a carreira cantando nas manifestações do movimento secundarista e universitário do Ceará,no inicio da década de 80.Seu primeiro show individual, "Que Espetáculo é Esse " foi em dezembro de 1982, trabalhou também neste período,com teatro de bonecos e,durante algum tempo,foi professor de Educação Artística de 1º e 2º graus.
Ainda em 1986,fez a direção musical e trilha sonora da peça " O Conselheiro e Canudos",dirigida por B de  Paiva,com o ator José Dumont no papel principal. Esta peça excursionou por várias  capitais brasileiras,e Pingo de Fortaleza participou das temporadas executando a trilha sonora ao vivo. Em 1988,com arranjos e acompanhamento do grupo baiano Bendegó,gravou o LP Lendas e Contendas, trabalho inspirado no imaginário popular de Nordeste. Neste disco recitou várias lendas da região,como o Mourão,que fala da moça que virou  cobra porque assumiu um amor proibido e a do Guajara da Mata,uma assombração presente numa região do Ceará. Aborda também a Sedição de Juazeiro 1914 e a questão indígena cearense.Assim como o LP anterior,Lendas e Contendas traz um belíssimo encarte com ilustrações e textos.
Em 1991,Pingo realizou um trabalho de projeção estética do maracatu cearense,e lançou o LP Maculelê-Loas Catu Ibyá. A música tema do disco reproduz de forma fiel a pulsação e o acompanhamento de rua desta manifestação do carnaval do Ceará, e aborda Palmares em analogia com a realidade atual do Brasil.
Após o lançamento de Maculelê,Pingo realizou um trabalho de assessoria cultural no município de Icapuí,cidade que se destaca internacionalmente por sua política nas áreas de saúde e educação,tendo inclusive ,ganhou o prêmio  Criança e Paz,da Unicef. Lá,Pingo fez um mapeamento cultural no município e elaborou,em conjunto com a comunidade,um plano de ação cultural.Como fruto deste trabalho,Pingo Produziu e dirigiu o LP Icapuí por Todos os Cantos,com os compositores desta cidade,na sua grande maioria,pescadores.
No mês de maio de 1997 Pingo de Fortaleza partiu para uma turnê internacional,com início na cidade alemã de Colonia,onde fez show exclusivo no Seminário Internacional 100 anos de Canudos produzido pelo Lusófono,agregado à Universidade de Colonia e depois seguiu por outros países da Europa. Compositor com mais de 150 músicas gravadas por mais de uma dezena  de intérpretes e 18 discos autorais lançados entre 1986 a 2008.

 DISCOGRAFIA

Centauros e Canudos - 1986
Lendas e Contendas  - 1988
Maculelê-Loas Catu Ibyá - 1991
Pingo de Fortaleza  - 1993
Cantares - 1996
Pingo de Fortaleza.Instrumental (1999) CD
Lógica (1999) CD
Cancioneiro de Canudos - CD 2001
Solo Feminino CD (2002)
Mágico Entre Nós com José Mapuranga (2003)
Zoeira (2004)
21 Anos 
O Gato malhado e a Andorinha Sinhá com José Mapuranga - CD replicação inédita (2005)
Solo Feminino 2 (2006)
Maracatuará (2007)
Prata 950 (2009)
Ressonância Instrumental (2010 )

 LIVROS

Maracatu Az de Ouro - 70 anos de Memórias,Loas e Batuques (2008)





 Pingo de Fortaleza e o Maracatu Solar 









Nenhum comentário:

Postar um comentário