sábado, 8 de setembro de 2012

                                                                                 Sedição de Juazeiro.




                   SEDIÇÃO DE JUAZEIRO

               FINAL

     


As forças regulares do governador  Franco Rabelo,desembarcaram no Vale do Cariri Cearense e na cidade de Juazeiro do Norte se depararam com uma situação inusitada: em apenas uma semana,os romeiros cavaram um valado de nove quilômetros de extensão cercando toda a cidade e ergueram uma muralha de pedra na colina do horto.A fortificação recebeu o nome de "Circulo da Mãe de Deus". O batalhão ao ver que seria impossível romper o circulo,recuou e pediu reforços.
As forças estaduais retornaram à cidade do Crato e pediram reforço para destruir o circulo. Franco Rabelo enviou mais soldados e um canhão para invadir Juazeiro.No entanto, o canhão falhou e as forças rebelístas foram facilmente derrotadas pelos revoltosos.
Após expulsar os invasores,Floro Bartolomeu parte para o Rio de Janeiro afim de conseguir aliados.Os revoltosos seguem para Fortaleza com o objetivo de derrubar o governador.
Na capital  federal, Floro Bartolomeu consegue apoio do senador Pinheiro Machado.Quando as forças Juazeirense chegam a Fortaleza,uma esquadrilha da Marinha impôs um bloqueio marítimo na orla da capital cearense.Cercado,Franco Rabelo não teve como reagir e foi deposto.
Hermes da Fonseca nomeia interinamente Fernando Setembrino de Carvalho,enquanto novas eleições foram convocadas.Benjamim Liberato Barroso foi eleito governador e Padre Cicero vice novamente.
A condição de miséria das populações do sertão nordestino favorece sua subordinação a lideres religiosos,demagogos e fanáticos,como em Canudos(Antonio Conselheiro),Serra do Rodeador(Beato Silvestre José dos Santos-mestre Quiou),Caldeirão dos Jesuítas(Beato José Lourenço),Pedra do Reino(João Antonio) que de tempos em tempos surgiam na região.
Sob a influência do admirável e carismático "Padim Ciço",os sertanejos cearense participaram da Revolta de Juazeiro por acreditarem que estavam cumprindo uma missão profética e lutando numa guerra santa.Porém,com o retorno da família Acioly ao governo do Ceará,o grande beneficiado foi ,de fato,a mais influente oligarquia da primeira república,o senador Pinheiro Machado.Na memória e tradição popular do povo sertanejo,porém,o padre  Cicero é até os dias de hoje venerado como santo  e profeta.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário