quarta-feira, 14 de novembro de 2012






                                        VIOLA-DE-COCHO



A viola-de-cocho é um instrumento musical encontrado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,no centro-oeste brasileiro,recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço,é  do grupo dos alaúdes curtos,produzida por mestres artesãos,violeiros e cururueiros. Esse instrumento é feito da mesma maneira como se faz um cocho,objeto lavrado em um tronco maciço de árvore usado para colocar alimentos para animais na zona rural.Nesse "cocho" é fixado um tampo e as partes que caracterizam o instrumento,como cavalete,o espelho,o rastilho e as cravelas. A viola -de-cocho foi reconhecida como patrimônio nacional,registrada no livros dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro em dezembro de 2004.Acompanhada pelo ganzá e o tamburil ou mocho,é tocada nas rodas de cururu e siriri,em homenagem aos santos católicos ou simples divertimento.
A produção da viola-de-cocho é uma atividade que guarda conhecimentos específicos dominados  por esses artesãos. Após a escolha da madeira,Sarã e o ximbuva;para o tempo,raiz de Figueira branca; e para demais peças,o Cedro.Corta-se o tronco em duas partes planas. Com o molde risca-se a madeira na qual será escavada a caixa de ressonância.
Violadecocho.jpg 
Uma vez entalhado o corpo do instrumento,é colado o tampo e, em seguida,são afixados o cavalete,o espelho,as cravelhas e o rastilho para que.então,sejam colocados os trastes e as cordas.As violas armam-se com quatro cordas de tripa e uma revestida de metal.Atualmente,as cordas de tripa estão sendo substituidas por linhas de pescar - segundo os violeiros,bem inferiores às de tripa -devido à proibição da caça no território nacional(Lei 9.605/1998- crimes ambientais).Atualmente existem vários "fazedores" de viola de cocho,como se autointitulam os construtores do instrumento. Os principais pólos de fabricação artesanal do instrunento são: CuiabáMT:ali os principais construtores Vaetano Ribeiro e seu filho Alcides Ribeiro,além de Francisco Sales,Seu Paulino de Varzea Grande,Seu Bugre,o saudoso Manoel Severino e Venceslau de Santo Antônio entre outros.Com forma e sonoridade singulares,a viola-de-cocho possui sempre cinco ordens de cordas,denominadas prima,contra,corda do meio, canotio e resposta. São afinadas de dois modos distintos,canotio solto e canotio preso:de baixo para cima,ré,lá,mi,ré,lá,mi,dó,so. A viola de cocho é fabricada de outras madeiras,como mangueira,cajá manga,imbiruço,consideradas madeiras macias,onde proporciona uma excelente ressonância. As cordas são de tripas normalmente de macacos,ouriços que eram as melhores e sua durabilidade não era tão duravel quanto alinha de pescar. Pois as cordas de tripas de animais logo começava a esfalerar e partia devido o seu ressecamento. A linha  de pescar oferece ressonância melhor acompanhada do canutilho, a quarta corda do violão. De origem portuguesa,a viola-de-cocho abrasileirou-se na madeira,nas cordas e no jeito de tocar e é hoje uma caracteristica marcante da cultura sul-mato-grossense. É endêmico do Pantanal e deu vida aos ritmos pantaneiros: siriri e o cururu,que são usados para celebrar os folguedos populares onde homens,mulheres e crianças se juntam sob a igualdade de uma cultura que já ultrapassa um centenário. É usada também em manifestação populares da região,como dança de São Gonçalo,folião,ladainha,rasqueado limpa branco(ou rasqueado cuiabano),e em festas religiosas tradicionais realizadas por devotos associados em irmandades. existem relatos sobre a viola desde o fim do século XIX,quando o cientista alemão Karl von den Steinen descreveu as festas religiosas do Pantanal,onde se cantava o cururu. No Brasil,as origens são poucos claras: acredita-se que tenha vindo de São Paulo,acompanhando a expansão bandeirante para a região centro-oeste. Com a chegada da televisão e do rádio na região,por volta dos anos 1950,a viola-de-cocho começou a perder a popularidade entre a comunidade local,que a produzia de forma artesanal. Esse processo quase levou à extinção do instrumento. A arte de esculpir e tanger violas de cocho é domínio,em geral,de pessoas de mais idade.  Com a chegada da televisão, por volta da década de 50,seu uso foi ficando cada vez mais restrito às áreas mais distante das cidades. Mas nos últimos  15 anos,a viola-de-cocho voltou a ser  um dos instrumentos mais populares  de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.Parte dessa reviravolta aconteceu por conta de iniciativas pessoais e institucionais,como os trabalhos de Julieta Andrade,do músico e pesquisador Roberto Corrêa e,também,de Abel Santos Anjos Filho,músico e professor da Universidade Federal do Mato Grosso. A pesquisadora Julieta Andrade publicou importante trabalho intitulado " Cocho Matogrossense " no qual daz uma genealogia do instrumento. Roberto Corrêa pesquisou a viola de cocho já na década de 1980,em trabalho publicado pelo,então,Instituto Nacional do Folclore,juntamente com a pesquisadora Elizabeth Travassos. Abel Santos esteve em Brasilia para lançar o livro " Uma Melodia Histórica" no qual explora as raízes da viola-de-cocho e conta a história do instrumento desde antes da chegada ao Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário