segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Por Dalton Costa






          BARCO-MUSEU SANTA MARIA




Um ano depois,o barco-museu Santa Maria volta a navegar nas águas do Rio São Francisco no trecho entre as cidades  Piranhas e Pão de Açucar,no sertão de Alagoas.A embarcação chegou nesta sexta-feira(7/12/2010) e vai até a próxima terça-feira(11/12/12),a antiga embarcação de passageiros passa pelos povoados Ilha do Ferro e Entremontes realizando oficinas de fotografias,videos e cinema de animação para crianças,adolescentes e adultos. As ações culturais são gratuitas e contam com arte-educadores de Maceió e artistas da própria região.
 O time é reforçado com a participação de diretor de curtas Ricardo Elia,do Rio de Janeiro e o professor do Anima Escola. Enquanto estiver ancorado,o barco-museu oferece visitas dirigdas com explicações sobre dezenas de esculturas que fazem parte do acervo da embarcação.

 Para a maioria dos moradores dessas cidades ribeirinhas,será o primeiro contato com expressões artísticas como fotografias e produção de vídeos. " Nossa missão é justamente possibilitar o acesso à arte para centenas de crianças e adolescentes afastados do centro cultural de Maceió e que nunca tiveram experiência artísticas", explica a artista Maria Amélia Vieira,idealizadora do projeto chamado "Cinema no Balanço das Águas " do Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea. De acordo com ela,foram feitas vários reparos na embarcação para garantir a segurança da tripulação e dos visitantes. 
Numa viagem cultural.A equipe de professores é formada por Pedro Otavio brandão(cinema),Juarez Cavalcante(fotografia),Rejeny Rocha(artes),Maria Amélia Vieira(artes),além de Ricardo Elia,da oficina de stop motion(a técnica que permite o filme de animação).Além destes,outros profissionais participam do projeto,como Dalton Costa, o diretor de cinema Glauber Xavier ;o desenhista Jorge Santos;o instrutor de artes Ricardo Lima;o fotógrafo
 Pablo Lucas; o designer gráfico Daniel Macedo; o diretor do Museu Casa do Velho Chico(PE),Antonio Jackson Borges Lima; o assistente de arte Eduardo Faustino e o assistente de produção Elson Madureira.

O Projeto " Cinema no Balanço das Águas" já está na segunda edição e é patrocinado pelo Programa de Cultura do Banco do Nordeste e BNDES.






Nenhum comentário:

Postar um comentário