sexta-feira, 18 de janeiro de 2013




ESTAÇÃO DE BARRINHA


A estação ferroviária de Barrinha,distrito de Jaguarari,município da região  norte
do estado da Bahia,é um patrimônio histórico que sofre com a ação impiedosa do tempo e com o descaso dos homens.A pequenina e bela estação que possui uma bonita e centenária estrutura de alvenaria e madeira trabalhada, encontra-se em completo estado de abandono,com estruturas  danificadas e exposta a ação de vândalos. A edificação foi inaugurada no dia 2 de junho de 1894,quando o Governo brasileiro,deu a concessão da linha férrea ao fazendeiro,militar e fidalgo cavaleiro da casa imperial Miguel Maria de Teive e Argolo,o Barão de Paramirim.No ano de 1911 a linha sofreu reforma e teve a bitola reduzida e passou a ser explorada   pela  Compagnie de Chemins de Fer Féderáux de I'Est Brésilien(CCFFEB),empresa de capital franco-belga que explorava as principais  linhas férreas do Estado da Bahia, e que foi encampada no ano de 1935,pelo então Presidente da república Getúlio Dorneles Vargas,criando a Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.Em 1975,passou a ser incorporada pela  Rede Ferroviária Federal. No ano de 1996,passou pelo processo de privatização e a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica,que opera nos nossos dias com tráfego de cargueiros.Na história desta bela estação,consta que em maio de 1934,conforme matéria deste blog(1 de setembro de 2010),foi  base de operação para o translado do corpo de Hortêncio Gomes da Silva,o cangaceiro Arvoredo,que foi assassinado na Serra da Conceição ,próximo a comunidade de Barrinha. O corpo do cangaceiro foi transportado até a estação da  sede do município(Jaguarari) a bordo de um auto de linha(troller) ,e de lá para o cemitério  daquela cidade,onde está sepultado.






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