quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013




CANGACEIRO PASSARINHO

Seu nome de pia(batismal) era Marcos de Lima,nasceu no dia 22 de setembro de 1903,na altitude da Serra da Baixa Verde,no povoado de Santa Cruz,outrora distrito de Triunfo,no Sertão do Pajéu,no estado de Pernambuco.Tinha 16 anos quando começou no cangaço  em 1919,ainda no comando Sinhô Pereira(Lampião ainda não havia formado seu bando). Posteriormente,Sinhô Pereira confia entregar o comando do bando a Virgulino Ferreira da Silva(Lampião) e vai embora para o estado de Goiás onde seus familiares tinham propriedades,isso mais ou menos nos idos de 1921. Logo em seguida,são formados novos grupos de cangaceiros para dar suporte ao grupo de lampião.Passarinho entra num desses grupos comandados por Cicero Costa,ou Ciço Costa que agia na região de Conceição,Sertão do Piancó,Paraiba.Eles e Ciço Costa participaram do bando de Lampião em vários ocasiões. Esse seu chefe imediato era um grande conhecedor de farmácia natural,o médico do bando. Muitas pessoas acham que passarinho conviveu diretamente com o rei do cangaço.Foram vários encontros,inclusive participando de alguns ataques.
Foram  dois cangaceiros com o apelido de  Passarinhos,por isso que algumas publicações citam: Passarinho I e Passarinho 2,(era um  velho costume do sertanejo quando algum era preso ou morria,se colocar o nome de outro que estava chegando e com semelhança ao mesmo,batizar de fulano I e fulano 2,e este passarinho é claro foi o nº I). Passarinho viveu 3 anos e 7 meses no cangaço,até quando foi preso em 24 de dezembro de 1923. Foi recolhido a cadeia da cidade de Princesa Isabel,no estado da paraíba,sendo condenado pelo júri  local a 29 anos e 9 meses de prisão.
Fora preso e condenado por haver assassinado no dia 17 de dezembro daquele ano, no povoado de Caracol, município de Conceição do Piancó,paraíba,Raimundo Nogueira a quem roubara-lhe seu  dinheiro e a roupa.Seis dias  após  o acontecido,o irmão de Raimundo surpreende Passarinho nas adjacências da povoação de Patos,município de Princesa Isabel. 
Passarinho estava justamente com as roupas do seu irmão Raimundo,este saca de uma arma e atinge  Passarinho. O seu companheiro Juriti,num vacilo de Raimundo,por trás dá-lhe uma pancada na cabeça e termina o ato dando-lhe várias facadas. Passarinho,ferido,entra na povoação aos grito: Que mataram um homem e na ocasião ele foi ferido. Com o corpo banhado de sangue dos ferimentos,recebe voz de prisão,não por obediência a lei, pois era um valente,mas pelos disparos recebidos.
Recebendo ameaças de morte é transferido para João Pessoa onde cumpriu 7 anos e 9 meses de detenção. Foi morar em Campina Grande,depois Pocinhos,onde casou com Dona Petronilha(Dona Pitu). O cangaceiro Passarinho,faleceu na cidade paraibana de Areial,no dia 15 de agosto de 1998,aos 95 anos de idade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário