segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013







 CABOCLO DE LANÇA DO MARACATU RURAL



O Caboclo de lança é uma figura folclórica do estado de Pernambuco,atrelada às manifestações culturais do carnaval e do Maracatu Rural. É por muitos considerado um dos símbolos da cultura pernambucana,também conhecido como lanceiro africano,caboclo de guiada ou guerreiro de Ogum,que traz  consigo um certo mistério.
Sua origem é resultado de uma mistura de culturas afro-indígenas com outras manifestações populares,como Cavalo-marinho,Bumba-meu-boi,Caboclinhos,Folia de Reis,manifestações essas existentes em Pernambuco.
Símbolos do carnaval de Pernambuco, o caboclo de lança é encontrado em várias cidades,principalmente na  Zona da Mata,no município de Aliança,Nazaré da Mata,Araçoiaba,Paudalho,Igarassu,Buenos Aires,Tracunhaém,Carpina,Chã Grande,Lagoa de Itaenga,Feira Nova, Camaragibe, e Glória do Goitá,São Lourenço da Mata.

RITUAL

Caboclo de Lança do Maracatu Rural no Engenho Cumbe na cidade de Nazaré da Mata, Pernambuco
O caboclo de lança obedece a um ritual antes de sua apresentação,e todos os adereços da sua vestimenta(gola)tem uma explicação,uma razão de ser.
Há uma cerimônia em terreiros,com a benção da lança e da flor(cravo)que carrega na boca,além da consagração da calunga. Os homens cumprem uma abstinência sexual alguns dias antes das apresentações.

VESTIMENTA

 Cravo branco  preso nos lábios

Chapéu - antigamente feito de papelão,atualmente usam um chapéu de palha ornado com fitas multicoloridas,com a cor da predominância da cor representativa do seu guia espiritual (oxum).
 Fofa - calça frouxa com franjas. 

Lenço - Um lenço colorido e amarrado ao pescoço.

 Face - geralmente pintada de vermelho,com urucum.

 Gola -  Coberta de lantejoulas,cobre os ombros,o peito e as costas.Juntamente com o chapéu,que dá destaque a fantasia.
Surrão - Amarração de chocalhos,às costas,com um número variável deles à altura das nádegas.
Lança - Também chamada de guiada. Tem dois metros de comprimento,feita em madeira,toda coberta com fitas multicoloridas. 
 Óculos escuro






Nenhum comentário:

Postar um comentário