quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013




GERALDO AMÂNCIO


Ele é simplesmente,o maior cantador-repentista  dos nossos dias,um dos mais respeitados ícones da nossa cultura popular.Nasceu no Sitio Malhada da  Areia,município do Cedro,Sertão do Ceará,no dia 29 de abril de 1946.Nos cafundós do Ceará ele passou a infância,adolescência e juventude,junto da  família. Tem a viola no sangue,neto do repentista Manoel Amâncio,e teve um tio cantador,de onde veio a influência. Geraldo Amâncio vem de uma época e de uma região em que a educação era quase inacessível,principalmente para a pobreza. Na região que morou na cidade do Cedro,havia apenas um grupo escolar,onde estudou por dois anos.Completou o 2° grau através do supletivo.Tornou-se um pesquisador e autodidata. Foi sanfoneiro,ainda muito jovem: tocador de forró,mas nunca profissionalmente.Apenas a viola.Mas sabe das dificuldades deste  oficio. Já participou de 200 festivais competitivos de repentes e venceu mais de 150 competições em festivais.É diretor dos dois maiores festivais de cantorias do Brasil: o Festival Internacional de Trovadores e repentistas,que acontece na região do cariri cearense e o Festival Patativa do Assaré que acontece de forma itinerante em mais de 40 cidades do Ceará. Em 1995,atravessou o oceano atlântico a convite  do Museu Nacional de Etimologia,em Lisboa,para um encontro de representantes de países de língua portuguesa.Participou também do Festival Mundial de Repentistas  nas Ilhas Baleares,às margens do mar Mediterrâneo,sendo o único poeta Brasileiro presente no evento.
Em 2006,o bardo cearense ministrou um curso sobre cantoria e cordel,ao longo de 13 dias,na Universidade de Coimbra.Nessa palestra,falou para pessoas da França,Irlanda do Norte,Alemanha,Inglaterra e Portugal.O repentista e cordelista nascido no sertão do Ceará também levou seus motes e modos para à X Mostra Internacional de Improvisos de Maiorca,na Espanha.Esteve na Ásia pesquisando cantoria e encontrou repentistas na Palestina.Geraldo Amâncio,apresentou por dez anos o programa "Repente e Cantoria" pela TV Jangadeiro,de Fortaleza. Hoje tem um programa chamado " A Sanfona e a Viola",aos domingos,na TV Diário de Fortaleza. Escreveu  20 cordéis,publicou os livros :  "De Repente Cantoria ",uma espécie de antologia em parceria com o jornalista e poeta Vanderley Pereira ; e, também com a mesma parceria,um trabalho mais estilista no livro chamado "Cantigas Que Vem da Terra " e "Gênios da Cantoria ". Lançou vários 16 CDs de cantorias gravados com várias parcerias.
repente  É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel,da Casa do Cantador,em Fortaleza,que possui mais de 50 anos de existência.Tem grande admiração pelos escritores Euclides da Cunha,Rogaciano Leite e Castro Alves. A natureza; o social;o amor; o sertão; o torrão natal. São temas frequentes na sua obra. Tem 48 anos de arte entre a pena e a viola e de estrada,nas feiras livres do nordeste,congressos e pelejas nos festivais  de violeiros pelo Brasil afora e o desafio de levar a poesia popular à televisão embebida de outras narrativas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário