sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013





  HUMURABI BATISTA


O poeta,produtor cultural e xilografo Hamurabi Batista,nasceu em 1971,no Vale do Cariri Cearense,mais precisamente na terra da Mãe de Deus,como é chamada Juazeiro do Norte pelos romeiros nordestino.Teve uma vida ativa nos anos 80 ,quando foi rockeiro e punk em Juazeiro.No final daquela década auxiliando o  pai o professor,ex secretario de cultura e xilografo Abrãao Batista nos impressos de xilogravuras no ateliê no fundo do quintal da sua casa,descobriu a arte popular  e passou a escrever poesias nas capas dos cadernos,motivado pelas aulas de português e literatura do ginásio onde estudava,lá também passou a modelar com argila.
Em 1991,Iniciou suas atividades em xilogravuras,cuja afinidade possibilitou que o seu estilo se desenvolvesse com naturalidade. É um batalhador dentro da Associação dos Artesãos do Padre Cicero,onde atua como presidente e em conjunto para o reconhecimento e valorização das obras produzidas pelo grupo. Retrata em xilogravura a cultura do reisado,cenas surrealistas e ilustrações para literatura de cordel(as quais acompanha seus textos e poesias).
 Nas artes plásticas,trabalha também como escultor em madeira e pesquisa nas técnicas de colagem e papel machê.  Hamurabi é gestor do Centro Cultural Mestre Noza,um ponto de Cultura que deu certo.Neste ponto de cultura,os artistas agora tem a possibilidade de ter acesso gratuito a rede mundial de computadores,além de puderem fazer o registro dos seus trabalhos e isso é consequencia do trabalho dedicado que vem sendo desenvolvido pelo artista visual e poeta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário