terça-feira, 12 de março de 2013

Nelson Vicente Rosa - Mestre de Coco de Roda - Arapiraca  - Foto Neno Canuto.jpg






                    O  COCO DE NELSON ROSA



Nelson Vicente Rosa,nasceu em  18 de dezembro de 1933,no Sitio Fernandes,em Arapiraca,no agreste do estado de Alagoas, é talentoso poeta popular e inspirado embolador.É um homem simples,apegado ao amanhã da terra onde nasceu e vive até hoje,cercado por seus familiares,no Povoado  Fernandes.É o que se pode  afirmar ser realmente um produto de meio onde viveu toda sua vida - a Zona Rural onde ainda criança já ouvia o popular Cicero Duca(casado com sua tia),nas cantigas e nas tapagens de casa,ou entoando seus rojões nas tarefas da roça na década de 30.
Além desses cantos de trabalho,ouvia também as cantigas das destaladeiras de fumo que atravessava sua época de ouro. Em Em 1938,encontrava-se com seus pais no Sitio Cacimba Doce,onde acontecia uma festa,ficou maravilhado ao ouvir a velha Maria Proteciano cantando o coco " ARAÚNA" e formando uma grande roda com as pessoas presentes. Para o menino Nelson,foi a coisa mais bonita do mundo e isso marcou toda sua vida.
Todavia,o tempo foi passando e já adolescente,não ouvindo mais as cantigas de barreiro e nem os rojões do eito,Nelson Rosa passou a acompanhar o coco de seu padrinho Gervásio Lima,que periodicamente apresentava seu famoso pagode,no qual dançava toda família e os vizinhos.
Tempos depois do desaparecimento do seu padrinho Gervásio Lima,Nelson Rosa começou timidamente a cantar emboladas no terreiro de casa acompanhado pelo coro de seus familiares e assim renascia um coco de roça,com toda  a força de um fato folclórico autêntico.Nesses primeiros passos as apresentações aconteciam apenas entre familiares,onde dançavam seus filhos,sobrinhos,primos cunhados e amigos.
Mais adiante,seus filhos foram casando e afastando-se do coco,sendo substituido pelos vizinhos e a dança foi continuando,agora com a presentações em festivais de Folclore,Semana da Cultura,Festas juninas e eventos além das fronteiras do município de Arapiraca e das cercas dos currais de fumo do Sitio Fernendes.

O Mestre Nelson Vicente também coordena,desde 1990,o grupo das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca,que reúne 10 senhoras cantadeiras.Já se apresentou em São paulo no ano de 2007 e fez participações no CD " Cantos de Trabalho",da Cia Cabelo de Maria. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário