quarta-feira, 27 de março de 2013




SEU ELIAS


Elias Francisco do Santos,o Seu Elias,nasceu em Caruaru,em 1924,no agreste pernambucano.Pertencente a uma família que ajudou a fundar a comunidade do Alto do Moura,ele é considerado o primeiro discípulo de Vitalino; começou a trabalhar com o barro quando tinha apenas 10 anos de idade.Depois de trabalhar grande parte de sua juventude na arte figurativa,abandonou o oficio e se mudou para o Recife. Depois de aposentado retornou ao Alto do Moura onde se encontra em plena atividade aos 86 anos de idade.
 No começo os trabalhos de Seu Elias eram praticamente cópias de Vitalino e dos demais artesãos do Alto do Moura que também copiavam o mestre. Ainda hoje uma boa parte das peças produzidas por Seu Elias se confundem com as demais produzidas por outros artesãos.
Porém,existem algumas peças criadas por ele que facilmente o identificam,são  elas: o São Jorge,o pavão,o jumento,o carneiro e o bode.Os animais de Seu Elias são bastantes diferentes daqueles produzidos pelos demais artesãos do Alto do Moura,parecem de verdade.
 
O São Jorge é outra imagem que o artista tem grande apego e admiração;são necessário  quatro dias de dedicação para terminá-la. Segundo ele a perfeição da peça é o que interessa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário