sexta-feira, 15 de março de 2013

                                                     


                                                       SEVERINO VITALINO


Severino Pereira dos Santos,este é o nome de pia de Severino Vitalino,nasceu no agreste pernambucano, em 1940,no Sitio Campos. Ainda criança se mudou com sua família para a cidade de  Caruaru onde foi residir no Alto do Moura,onde  reside até hoje.Severino é filho do Mestre Vitalino e continuador de sua obra.

Com o pai,Severino aprendeu a modelar o barro.Desde muito pequeno ajudava seu  pai a fazer pecinhas de barro;até hoje faz questão de manter o estilo do pai.Com técnica apurada,molda no barro as obras que correram o mundo:como Lampião,e Maria Bonita,a banda de pífano,o boi,e a família de retirantes,dentre outras. Vitalino criou 119 tipos de peças,muita coisa para se fazer. Severino faz qualquer peça daquelas que o pai deixou para ele.

Hoje em dia,Severino Vitalino,aos 70 anos de idade,está em plena atividade.Na antiga casa do seu pai no Alto do Moura onde hoje funciona a Casa Museu Mestre Vitalino.Severino é o responsável  pelo local,onde também utiliza para comercializar suas peças.Lá ele é responsável por receber os visitantes e contar histórias sobre o pai,tarefa que dá muita satisfação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário