terça-feira, 9 de abril de 2013





COBRA NORATO


Outra cobra famosa das lendas hileanas é Cobra Norato,um jovem encantado que durante a noite se desencanta e vira gente,tal como acontece com o boto.Assumindo sua condição humana,NORATO frequenta as festas ,dança muito,namora as ribeirinhas e desaparece antes do amanhecer.

Este é um mito genuinamente paraense,se bem que jovens belos  formosos transformados em bichos lembram as histórias de príncipes encantados em sapos; de donzelas enfeitiçadas e princesas prisioneiras, dos contos europeus.
Nossa lenda diz que uma cabocla de nome Zelina deu à luz a um casal de gêmeos: Honorato e Maria Caninana,duas cobras.Jogou-as no rio  onde se criaram,mas Maria Caninana vivia fazendo malvadezas até que foi morta pelo irmão,que tinha bom coração.
Sempre  que assumia sua forma  humana ia ele visitar sua  mãe,a quem implorava que fosse desencantar. Para que o encanto fosse quebrado,deveria chegar onde estava o corpo adormecido da serpente, por um pouco de leite na sua boca e ferir-lhe a cabeça,de forma que sangrasse. A mulher por medo nunca chegou perto do réptil,até que um soldado da guarnição da ilha de Cametá livrou o jovem da maldição. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário