segunda-feira, 22 de abril de 2013




 PUXADA DO MASTRO


 Em algumas cidades do interior do estado da Bahia,a "Puxada do Mastro " passou a fazer parte do calendário turístico e cultural.Na cidade de Prado a manifestação é comemorada no dia 20 de janeiro,durante os festejos do padroeiro São Sebastião,em  Ilhéus - segundo domingo do mês de janeiro,em Porto Seguro - 19 e 20 de janeiro,na festa de São Sebastião no distrito de Trancoso;Alcobaça - de 31 de dezembro a 6 de janeiro,durante  a festa de São Sebastião. A festa remonta do período colonial.Segundo  os historiadores,a puxada do mastro é uma espécie de penitência em que se clama aos santos proteção contra os males que afligem a humanidade  a humanidade. Tudo indica que a festa é o resultado da cristalização de um ritual indígena.Assim,os jesuítas atraíam  os "selvagens" para a fé cristã. Os índios,ágeis serradores de madeira,dirigiam-se a uma floresta,escolhiam,cortavam e descascavam uma árvore com a qual preparavam um grande mastro,amarrado por uma corda comprida e resistente,era arrastado até à vila e colocado em pé em frente à igreja de Nossa Senhora da Escada. A corda era solenemente depositada no altar aos pés da Santa.
Esta festa é mantida até hoje pelos descendentes dos índios e caboclos que,com fé e orgulho,transmitem às novas gerações seus costumes e crenças. A festa é acompanhada por grande números de pessoas,que cantam músicas características,de origem indígena,aos sons de tambores.Hoje,tornou-se a principal festa folclórica da região,com uma comemoração profana.
Nativos,turistas e caboclos cantam e bebem,passando a mão no mastro para " garantir a fertilidade. "







Onde assistir: Ilhéus – segundo domingo de janeiro, na festa de São Sebastião; Prado – 20 de janeiro, na festa de São Sebastião; Porto Seguro – 19 e 20 de janeiro, na festa de São Sebastião do distrito de Trancoso; Alcobaça – de 31 de dezembro a 6 de janeiro, durante a festa de São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário