quinta-feira, 25 de abril de 2013





Gonzagão é tema de especial premiadado no 19° Cristina Tavares
Luiz Gonzaga, o nosso "Lua" foi tema de uma série de cadernos especiais que rendeu a José Teles, do Jornal do Commercio, uma merecida estatueta do 19° Cristina Tavares de Jornalismo. E com prazer que parabenizamos e agradecemos a Teles por essa conquista e pelo brilhante trabalho.

Publicado no dia em que, se estivesse vivo, o pernambucano de Exu faria 100 anos (13/12/2012), o caderno especial "A Família de Lua: 100 anos de Gonzagão" (foto) é o último dos quatro especiais publicados ao longo do ano passado para compor a série "No rastro de Lua 100 anos de Gonzagão".
Mulato e pobre, Gonzaga nasceu e cresceu em Exu, cidade localizada no Polígono da Seca e 630 km distante de Recife. Ainda adolescente ele mentiu a idade e foi servir ao exército como forma de sobrevivência. Ludibriou o serviço militar para não participar de nenhum conflito e saiu das forças armadas sem ter dado se quer um tiro fora dos treinamentos.
No Rio de Janeiro, o Mestre Lua começou a vida na música imitando artistas locais, mas foi com a força das tradições nordestinas, nossas vestimentas, uma sanfona e muita coragem que ele ficou famoso em todo o país e no mundo. Nos anos 1980, o Gonzagão fez as pazes, e uma dupla, com seu filho Gonzaguinha, difundindo a música entre os jovens. Morreu no Recife, em 1989, vítima de parada cardiorrespiratória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário