sábado, 18 de maio de 2013




 Cultura Livre nas Feiras

O projeto da Secul-PE e Fundarpe, que valoriza a arte local das regiões do estado promovendo eventos nas feiras livres passará, de 17 a 21/5 por 17 cidades do Sertão, RMR, Zona da Mata e Agreste

Aproveitando o embalo do Festival Pernambuco Nação Cultural, que aportou em Caruaru no dia 14/5 e fica até 19/5, o Cultura Livre nas Feiras promove, no dia 18/5 (sábado), na cidade, recitais de poesia declamações e a apresentação do Boi Mirim do Mestre Gersino. Mestre Gersino levou a frente até o fim de sua vida o tradicional Boi Tira Teima, fundado em 1922.

Também vale a pena conhecer o grupo de dança Papanguarte, de Bezerros, que apresenta, no dia 17/5, às 9h30 as danças populares pernambucanas com as máscaras dos tradiconais papangus da região. E o Coco de Pareia, em Goiana, dia 18/5, às 9h, fundado com o objetivo de resgatar as linhagens de antigos mestres goianenses e a variedade que essa manifestação popular possuía na região (Coco de Ganzá, Coco de Melê, Coco de Umbigada, Coco de Terreiro).

O Reisado do Mestre João Tibúrcio, fundado em 1960, poderá ser apreciado no domingo (19/5), às 9h, em Magano – Garanhuns. Manifestação popular de origem portuguesa, que pertence ao ciclo natalino, o reisado está quase extinto. Porém, na cidade de Garanhuns (agreste setentrional de Pernambuco), ainda existem em torno de seis grupos do brinquedo popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário