terça-feira, 11 de junho de 2013




PAU DA BANDEIRA DE SANTO ANTONIO


Realizada oficialmente há 84 anos, a Festa do Pau da Bandeira está em processo de tombamento como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – que já concluiu um relatório a favor.

A festa foi oficializada em 1928 em homenagem ao padroeiro da Cidade, Santo Antônio. Segundo historiadores, a devoção pelo santo é anterior à fundação de Barbalha e remete a mais de 300 anos atrás, mantida pelos moradores da região.
Nos anos 1970, apostando na importância cultural do festejo, o então prefeito Fabiano Livônio Sampaio convidou grupos folclóricos, brincantes de reisados e outros folguedos tradicionais e artistas a participarem da festa, transformo-a em uma das mais importantes manifestações populares da região.

Segundo a tradição, no primeiro dia da Festa de Santo Antônio, às 5 horas da manhã, os devotos vão a um sítio localizado no pé da serra, há 6 km de distância da Igreja Matriz, de onde acompanhados por uma multidão carregam o tronco nos ombros para ser erguido em frente à igreja com a bandeira de Santo Antônio. Os festejos duram duas semanas e são encerrados com procissão em homenagem ao santo.
Considerada uma das mais tradicionais festas populares do País, a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, devotada a Santo Antônio, atrai cerca de 350 mil pessoas ao município do Cariri cearense, ficando atrás na região somente da Romaria de Padre Cícero, que mobiliza 500 mil romeiros.
São quase duas semanas de festejos, de 3 a 13 de junho, que incluem cerimônias religiosas, brincadeiras com a fama casamenteira do santo, apresentações de grupos folclóricos, shows, além da missa de abertura e do tradicional cortejo e hasteamento do Pau da Bandeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário