sexta-feira, 26 de julho de 2013




FESTA DOS ESTUDANTES DE TRIUNFO


Com uma programação que valoriza tradições culturais do Sertão do Pajeú como o pífano, o reisado e os caretas, o Festival Pernambuco Nação Cultural retorna a Triunfo em formato especial, celebrando com a população a 55ª Festa dos Estudantes.
Oficinas gratuitas, polo de cultura nordestina, mostra de artes cênicas e shows de Targino Gondim, Adilson Ramos, Quinteto Violado e Fafá de Belém são destaques do festival.
Marcada pelo envolvimento dos moradores em sua organização, a Festa é resultado da parceria entre o Governo do Estado, através da Secult-PE e Fundarpe, Prefeitura Municipal de Triunfo e o Grupo Amigos Estudantes Triunfenses.
De 27 de julho a 04 de agosto, a cidade, que é importante polo cultural da região, será inteiramente ocupada por ações gratuitas de formação cultural, entre oficinas e debates, grandes shows, cortejos de cultura popular, mostra de teatro e dança, encontro de poetas e declamadores, sanfoneiros, repentistas e forrozeiros de todo o Pajeú.
De acordo com Leo Antunes, coordenador do FPNC, “o norte deste festival é a valorização do rico repertório cultural do Pajeú e da bela cidade de Triunfo, atividades culturais durante o dia complementam a programação este ano”. Ainda segundo o coordenador do festival, “iluminar as tradições culturais de todo o estado e permitir a circulação dos nossos artistas são alguns compromissos que o FPNC assume com a população e reforça neste festival”.
POLO CULTURA NORDESTINA
Espaço para as diversas manifestações populares, shows e recitais poéticos, o Polo Cultura Nordestina do FPNC vai oferecer uma vasta programação diurna aos moradores e turistas. Robério Vasconcelos, do Grupo Amigos Estudantes Triunfenses, responsável pelo Polo, também ressalta o caráter de valorização da cultura regional que o FPNC cada vez mais assume: “A nossa festa dos estudantes começou com apenas um dia, ganhou um fim de semana e agora dura nove dias. Os grandes artistas no palco são importantes, mas também sentimos necessidade de divulgar a cultura local. Por isso, 60% das atrações do Polo Cultura Nordestina são artistas de Triunfo, 20% são de outras cidades da região do Pajeú e outros 20% de outros municípios e estados”, comenta.
SHOWS
Todos os estilos sonoros cabem na programação musical desta edição especial do FPNC. No sábado, 27 de julho, Targino Gondim é o grande nome da noite no Pátio de Eventos, que começa com as apresentações de Só Triscando e As Severinas.
Na quinta-feira, 1º de agosto, Ambrosino Martins, Combo X e Quinteto Violado sobem ao palco Nação Cultural. Abrindo o fim de semana, a noite de sexta-feira (02/08), será comandada por Edição Extra, Liv Moraes (filha do mestre Dominguinhos) e pelo romantismo de Adilson Ramos.
No sábado (03/08), moradores e turistas vão poder conferir as texturas musicais e a poesia da banda recifense Rua, que vai apresentar as composições do CD “Rua do Absurdo”, incentivado pelo Funcultura. A última noite de shows no Palco Nação Cultural leva ainda a Triunfo o desacerto de marcha da Orquestra do Sucesso, liderada pelos músicos Zé Cafofinho, Cláudio Negão e Parrô. E encerrando a noite, Fafá de Belém sobe ao palco para arrebatar o público com os diversos hits românticos que marcam a trajetória desta que é uma das maiores vozes da música popular brasileira.
MOSTRA DE ARTES CÊNICAS
Movimentando o Cine Teatro Guarany, o FPNC aporta em Triunfo também com uma rica programação de teatro e dança. Companhias cênicas de Triunfo, Recife, São Paulo e Olinda farão apresentações gratuitas em um dos mais belos equipamentos culturais do Estado. O público infantil é convidado especial do espetáculo “As Sete Saias da Lua”, uma livre adaptação do livro de Joana Cavalcanti por Adriano Cabral e Hilda Torres, que será encenado às 16h do sábado, 03 de agosto.
CULTURA POPULAR
Terra de manifestações populares que dignificam a cultura pernambucana, Triunfo vai ser palco mais uma vez para apresentação das bandas de pífanos da região e do cortejo dos Caretas com participação da Orquestra de Frevo Isaías Lima, que acontece às 19h do sábado (03/08). No dia anterior, sexta-feira, a cidade vai abrigar ainda um encontro de reisado e dança de São Gonçalo.
Repentistas, declamadores, sanfoneiros e forrozeiros também ilustram a programação do Polo de Cultura Nordestina, que começa neste sábado (27/07) e segue até o domingo, 04 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário