quinta-feira, 1 de agosto de 2013

                                              Mestre Luiz de Franca


            1º DE AGOSTO- DIA DO MARACATU.


 Uma referência ao Mestre Luís de França , que nasceu na Rua da Guia,no Recife ,Pernambuco, no dia 1 de agosto de 1901. passou a infância no bairro de São José, tendo sido alfabetizado numa escola que funcionava na sacristia da Igreja de São Pedro dos Clérigos. Foi jornaleiro, saindo para vender jornais ao longo da linha férrea que, na época, ia até Palmares. Mais tarde foi trabalhador do porto, atividade em que se aposentou.

Foi membro da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos de Santo Antônio e da Irmandade de São Benedito da Igreja de São Gonçalo da Boa Vista. Era sacerdote da religião dos orixás.
Tornou-se dirigente do Maracatu Leão Coroado. A partir daí, ele viveu para o maracatu, no qual nunca assumiu a condição de rei. Cuidava das obrigações de natureza religiosa, da organização do grupo e dirigia a orquestra, cujos ensaios tinham um caráter de escola da percurssão afro-brasileira e grande parte dos percussionistas dos terreiros e dos maracatus iniciaram seu aprendizado nos ensaios do Leão Coroado. Luiz de França não poupava críticas às políticas culturais da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado.
Morreu em 1997, tendo sido sepultado numa catacumba da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, no Cemitério de Santo Amaro.Sua vida esteve entrelaçada com o Maracatu Leão Coroado, que foi fundado em 08 de dezembro de 1863, com 150 anos ininterruptos de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário