terça-feira, 6 de agosto de 2013


                                 
                                                        DONA OLGA


Pernambuco  e a cultura popular perderam no último sábado, 3 de agosto,às 23h45,
Olga de Santana Batista, ou DONA OLGA, líder do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, encantou-se, aos 74 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC).

Referência de um dos mais antigos maracatus do país (o Estrela Brilhante foi Fundado em 1824),  Dona Olga tinha 74 anos e era filha de Dona Mariú, antiga matriarca da nação, falecida em 2003, com quase 105 anos de Idade. Desde 1824, o Estrela Brilhante permanece, de geração em geração, sob os cuidados desta família.

Diz a descrição do grupo nas redes sociais: “Maracatu é muito mais que tradição cultural, é compromisso ancestral. Quando os batuqueiros de um Maracatu Nação entoam uma loa, não são apenas as suas vozes que ouvimos clamar, mas as de todos os seus ancestrais que bradam um grito de resistência em forma de arte”. Esse canto ancestral cantou e ouvir cantar Dona Olga, que deixou a nação no último sábado (3/8). Uma grande perda não só para o grupo, mas para a cultura pernambucana.

O Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu é Patrimônio Vivo de Pernambuco, título que recebeu em 2009, sendo reconhecido por preservar e difundir uma importante manifestação popular da cultura do estado. Viva o maracatu! Viva Dona Olga!
 Cumpriu o ciclo... Cumpriu a missão.. Seguiu o caminho. Que descanse em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário