sábado, 10 de agosto de 2013


Pesqueira é o novo destino do Nação Cultural 2013

Terra das Caiporas, Pesqueira vai receber intensa agenda de difusão e formação cultural. Foto: Beto Figueiroa
Terra das Caiporas, Pesqueira vai receber intensa agenda de difusão e formação cultural. Foto: Beto Figueiroa
Território repleto de valorosas expressões da cultura pernambucana, Pesqueira vai viver nos próximos dias uma agenda intensa de difusão e formação cultural. De 13 a 17 de agosto, o Festival Pernambuco Nação Cultural aporta na cidade com grandes shows, espetáculos de artes cênicas, encontros de cultura tradicional, sessões de cinema e um vasto leque de oficinas gratuitas. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Pesqueira.
Celebrando com a população do Agreste a 13ª Festa da Renascença, a edição especial do FPNC tem ilustres convidados. Entre eles, os cantores Alceu Valença e Zeca Baleiro, que se apresentam na sexta (16) e no sábado (17), respectivamente. A cena autoral contemporânea também é destaque do Palco Nação Cultural, que vai levar pela primeira vez ao município a fusão de ritmos da recifense Mamelungos e o repertório poético e intimista do catarinense radicado em Alagoas, o cantor Wado. As noites de shows no palco principal do festival serão animadas ainda pelas canções do primeiro álbum solo de Publius, cantor e instrumentista pernambucano com mais de 10 anos de carreira; e pelo reggae da olindense N´Zambi.
27 03 13 FAIXA NOVA GOIANA
Para Leo Antunes, coordenador geral do FPNC, “a proposta da grade de shows é fortalecer o diálogo entre as diversas sonoridades e formações musicais ao promover o encontro de artistas consagrados e expoentes com o público do agreste”, destaca. Ainda de acordo com Leo, “a programação das outras linguagens artísticas também busca fortalecer o intercâmbio cultural incluindo grupos cênicos de Pesqueira, Limoeiro e Recife, além de ampliar a visibilidade das produções audiovisuais pernambucanas e grupos de cultura popular da região”.
Cultura Indígena
Maior reduto indígena do Nordeste, Pesqueira vai abrigar durante mais um festival o Encontro das Culturas Tradicionais, com a presença de grupos e manifestações de diversas comunidades da região. Entre elas, o teatro da aldeia Cana Brava, o Membi Xukuru e o coco do Chã dos Negros e Raízes do Ororubá. O encontro acontece na Aldeia Cimbres, a partir das 18h de sexta-feira (16/08).
Diversas aldeias do território Xucuru vão acolher programação do festival. Foto: Ricardo Moura
A programação voltada à valorização da cultura indígena contempla ainda a realização das oficinas de Interpretação para Teatro e Artesanato em Cipó na Aldeia Cana Brava (território Xucuru) e da roda de diálogo “A Importância da Cultura Tradicional”, marcada para as 17h da sexta-feira (16/08) na Aldeia Cimbres.
Palco Lado B
Do jazz ao rock, do samba de coco ao reggae! Todos os ritmos cabem no Palco Lado B, o novo polo do FPNC em Pesqueira que vai apresentar ao público do festival os artistas e bandas independentes da região. Da quinta-feira (15) ao sábado (17), sempre a partir das 18h, a Praça da Rosa vai receber o jazz contemporâneo da Olhos de Medusa; o punk rock da Diphusa; o brega rock da Los Carraras; o tradicional samba de coco do grupo Canção Piô; entre outras atrações locais.
Artes Cênicas em praça pública
Toda a programação de cênicas do FPNC em Pesqueira vai ocupar a Praça da Rosa, no centro da cidade, a partir da quarta-feira (14). Espetáculos de teatro para infância e juventude, circo e também uma mostra coreográfica serão apresentados por grupos de Recife, Pesqueira e Limoeiro. Sempre às 16h30. O destaque é para a montagem “As Roupas do Rei”, do Centro de Criação Galpão das Artes, que acontece no sábado. Com quase 15 anos de atuação, a companhia acumula participações em importantes festivais de todo o país e do exterior.
Cinema em acampamento e aldeias indígenas
Com a Mostra Especial de Curtas Metragens do 6º Festival de Cinema de Triunfo, a sétima arte também vai chegar à Aldeia Pão de Açúcar (território Xucuru), ao Acampamento Jardim (MST) e ao loteamento São Francisco (bairro do Prado). As exibições gratuitas acontecem de 15 a 17/08, sempre às 19h.
Em parceria com a Ororubá Filmes, que produz e faz circular obras audiovisuais de realizadores de comunidades tradicionais, o FPNC também vai promover sessões itinerantes de cinema nas aldeias Pé de Serra dos Nogueiras, Cana Brava e Aldeia Cimbres.
Cortejo de Cultura Popular
Caiporas, cangaceiros, bonecos gigantes e pernas de pau vão tomar as ruas da cidade no sábado, 17/08. O cortejo de cultura popular que sairá do Convento dos Franciscanos em direção ao bairro do Prado, a partir das 16h, vai contar ainda com a participação do centenário bloco Cambinda Velha de Pesqueira e da Escola de Samba Ororubá.
Formação Cultural
Nove oficinas gratuitas, além de roda de diálogo, workshop e papo criativo estão na programação do FPNC em Pesqueira. Elaborada com o objetivo de estimular talentos e apresentar novas técnicas que fomentem a confecção de rendas, por exemplo, a grade de formação cultural dialoga com a realidade e as demandas de artesãos e produtores locais. Elaboração de Projetos, Modelagem, Confecção de Pífano, Cineclube como ferramenta pedagógica e outros cursos gratuitos estão com inscrições abertas. Interessados devem procurar a Secretaria de Turismo de Pesqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário