domingo, 4 de agosto de 2013

 

                                              PIFE  PERFUMADO

O mestre dá um banho de perfume na banda e as flautas, antes que sai na rua, para dar sorte. A fragrância chega ao público junto ao som, antes que a banda fica visível. As bailarinas entram no palco antes da banda, espalhando incenso, encantamento.

Música e perfume têm muito em comum. Ambos carregam lembranças, memórias. Quando começamos a retomar a tradição de banda de pífano de tocar em novenas e festas de padroeira na região as pessoas seguiam a banda com lágrimas nos olhos: “Essa música me faz lembrar os meus pais. Essa música não escutei desde que era criança...” 



Mas a banda Pife Perfumado vai além das suas raízes, criando músicas de autoria própria e recriando versões de grandes nomes da música popular: Jackson do Pandeiro, Cátia de França, Gonzaguinha, Vates e Viola e Mestre Ambrósio. Além do pífano, o repertório do grupo inclui forró rabecado, cantado e instrumental, com elementos do baião, forró, coco, maracatu, reggae e ciranda. Uma e outra poesia enlaça as músicas.

Os integrantes da banda Pife Perfumado vêm tocando juntos em novenas e festas de padroeira no Cariri paraibano desde outubro de 2010. O grupo estreou oficialmente na festa de Reis em Zabelê – PB em janeiro de 2011. Tocou no São João em Monteiro – PB em maio/junho de 2011 e no projeto Fogueiras de Cultura em Princesa Isabel e Monteiro, respectivamente. Apresentou-se no 47º Festival do Folclore em Olímpia-SP em julho, na RuralTur em Campina Grande em setembro e na abertura da Semana Acadêmica da UEPB em Monteiro em outubro de 2011. Apresentou-se no Realiza Cultura em Zabelé, em janeiro de 2012 e abriu o Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, em Monteiro, em março de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário