quarta-feira, 25 de setembro de 2013


Janela de Cinema 2013 anuncia programa de clássicos

Onze filmes trazem o tema Manifestações para a sexta edição do festival incentivado pelo Funcultura
Divulgação
Descrição da imagem
Com informações da assessoria

Brian De Palma, Fritz Lang, Sergio Leone, Roman Polanski, David Cronenberg, Bernardo Bertolucci, Monty Python. Pelo quarto ano consecutivo, o Janela Internacional de Cinema do Recife, em sua sexta edição, traz ao público uma primorosa seleção de 11 clássicos do cinema em cópias novas. Este ano, o fio condutor da seleção é a palavra “manifestações”. De 11 a 20 de outubro, o Cine São Luiz recebe o público para sessões de filmes importantes na história do cinema, projetados em DCP (Digital Cinema Package) e 35mm.

Os mais jovens verão pela primeira vez na tela grande filmes essenciais, e os mais velhos irão redescobri-los.  O festival, que também acontece no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco tem incentivo do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura) e da Petrobras.

“A palavra 'manifestações', recorrente no Brasil de 2013, é reinterpretada livremente por filmes que vão do realismo social e político, à ficção científica, ao humor e ao mais puro terror do sobrenatural. O cinema manifesta-se das mais diferentes maneiras, num movimento pessoal artístico e político continuo”, explica o diretor e curador do festival Kleber Mendonça Filho.

Entre os clássicos deste ano, o festival exibirá: "O bebê de Rosemary" (Roman Polanski, ele faz 80 anos esse ano), "A mosca" (David Cronenberg), "Os Embalos de sábado à noite" (John Badham), "Um tiro na noite" (Brian de Palma), o clássico western "Era uma vez no Oeste" (Sergio Leone), o filme punk "O sentido da vida" – Monty Python ( Terry Jones), o controvertido "Faça a coisa certa" (Spike Lee) e o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1968 "Se…." (If, de Lindsay Anderson), primeiro filme do ator Malcolm McDowell (Laranja Mecânica -  que teve sessão no Janela de 2011).

"Lira do delirio", de Walter Lima Jr, representa uma visita às lembranças de um carnaval, no Rio de Janeiro dos anos 70, belo filme brasileiro. Ainda fazem parte do festival duas sessões muito especiais de Metrópolis, clássico de 1927 de Fritz Lang e de O Último Imperador (Bernardo Bertolucci), na versão restaurada exibida no último Festival de Cannes, uma experiência em 3D.

A sessão de "O último imperador" terá a presença do roteirista britânico Mark Peploe, que ganhou com o filme  o Oscar de melhor roteiro adaptado, em 1988. Mark vem ao Recife pela primeira vez e irá compor o júri do Janela 2013.

"Metrópolis" será exibido na tela do São Luiz em cópia restaurada e com música ao vivo, acompanhado pelo trio argentino Mudos por el Celulóide. Liderado pelo pianista Marcelo Katz, o grupo tem uma ampla experiência em apresentações musicais simultâneas à exibição de filmes mudos. O violinista Demian Luaces e a multi-instrumentista Eliana Liuni completam a formação.

SINOPSES


A LIRA DO DELÍRIO / LYRE OF DELIRIUM , Walter Lima Jr (1978)

Durante o Carnaval, em Niterói, Brasil, o filho de um Lira do Delírio dançarina de cabaré é seqüestrado. Com a ajuda de um amigo jornalista, ela mergulha no submundo do Rio de Janeiro e conhece todo o tipo de criminosos. Ela também vai voltar no tempo, para um carnaval passado, onde ela acha que pode encontrar o culpado entre um grupo de pessoas. Única projeção em 35mm esse ano entre os clássicos.

A MOSCA / THE FLY,  David Cronenberg (1986)

Um cientista brilhante mas excêntrico começa a se transformar em um híbrido homem / mosca gigante depois que uma de suas experiências dá horrivelmente errado.

ERA UMA VEZ NO OESTE / ONCE UPON A TIME IN THE WEST , Sérgio Leone (1968)

Depois de uma sessão inesquecível de clássicos da “A Trilogia dos Dólares” de Sergio Leone em 2010, o Janela promete uma sessão lendária no Cinema São Luiz deste clássico de Leone. Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com um prostituta de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.

FAÇA A COISA CERTA / DO THE RIGHT THING , Spike Lee (1989)

“Ei!! SAL!!! Porquê não tem foto de preto na parede da sua pizzaria???”” É assim que começa uma escalada de tensão social e racial na fantástica panela de pressão que é o filme de Spike Lee. Já aos 24 anos de idade, Faça a Coisa Certa, acreditamos, sempre será atual. Aonde quer que humanos estejam vivendo em comunidade, teremos tensões.

MONTY PYTHON, O SENTIDO DA VIDA / MONTY PYTHON’S THE MEANING OF LIFE, Terry Jones  e Terry Gilliam (1983)

Talvez o grade filme Punk desta seleção, e produzido com dinheiro de um grande estúdio hollywoodiano. The Meaning of Life, ou O sentido da vida, é o terceiro filme do grupo inglês Monty Python. Realizado em 1983 e dirigido por Terry Jones, o filme tenta chegar a um final esclarecedor quanto à dúvida do início feita por peixes num aquário: "Por quê?", ou seja, a questão da vida. Ao contrário dos dois filmes anteriores produzidos pelo grupo, esse não trata de uma história contínua, e sim de sucessivos sketches, voltando ao formato original dos episódios de Monty Python's Flying Circus. No total são apresentados sete partes, com temas que vão do nascimento até a morte, passando pelas diversas fases da vida de uma pessoa.

METROPOLIS, Fritz Lang, versão restaurada com música ao vivo (1927)

Talvez não seja possível ver Metrópolis e não ver o Recife, Belo Horizonte ou São Paulo. Metrópolis foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do Expressionismo Alemão e também foi uma obra-prima à frente do seu tempo. O roteiro, baseado em romance de Thea von Harbou, foi escrito por ela, em parceria com Lang. Em 2008 foram reencontrados, na Argentina, 30 minutos de metragem deste clássico. Tal parte restaurada e acrescentada à versão conhecida estará no Janela, que ainda conta com concerto ao vivo do trio argentino Mudos por el Celulóide.

O BEBÊ DE ROSEMARY / ROSEMARY’S BABY , Roman Polanski (1968)

Clássico do terror psicológico onde os disses me disses, o visto e o não visto vão acumulando uma sensação forte de terror. Primeiro filme de Polanski nos EUA, é um primor. Os anos 60 como cenário, época de grandes mudanças, parece cair perfeitamente ao filme.

OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE / SATURDAY NIGHT FEVER , John Badham (1978)

Exemplar do excelente cinema feito nos EUA nos anos 70, Os Embalos de Sábado à Noite foi um fenômeno em vários níveis, do astro na época começando John Travolta à música dos Bee Gees. E a história de um trabalhador que manifesta-se como o grande astro carismático no dancing de uma boate local. A capacidade que o filme (e Travolta) tem de gerar identificação é ainda notável.

O ULTIMO IMPERADOR  / THE LAST EMPEROR, Bernardo Bertolucci, versão restaurada (1987)

Com a presença do roteirista Mark Peploe, que junto com Bernardo Bertolucci ganhou o Oscar de 1988 de melhor roteiro adaptado, o filme conta a história da vida de Aisin-Gioro Puyi, o último imperador da China Imperial. Aprisionado desde criança por um sistema que o tratava como Imperador, mas na verdade um luxuoso prisioneiro da tradição e da política, as imagens suntuosas tornaram-se míticas no cinema. Talvez o último grande épico cinematográfico. Vittorio Storaro supervisionou esta adaptação experimental do filme clássico ao formato 3D.

SE… / IF... , Lindsay Anderson (1968)

Provocador, explosivo, violçento, sensual, poético. Se... foi o vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes daquele ano. Famoso por sua descrição de uma insurreição estudantil armada numa escola pública inglesa, é considerado um marco da cinematografia britânica na época da contracultura dos anos 60.

UM TIRO NA NOITE / BLOW OUT , Brian de Palma (1981)

Blow Out (Um Tiro na Noite), de 1981, dirigido por Brian De Palma e protagonizado por John Travolta. O filme conta a história de um operador de som de cinema, Jack Terry (John Travolta) que, sem querer, grava o som do que parece ser um acidente de automóvel, mas, analisando sua própria gravação, termina desvendando um assassinato. Um filme de cinema sobre o cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário