domingo, 22 de setembro de 2013


                             
                                              RODRIGO CAÇAPA 


CAÇAPA é compositor, arranjador, produtor musical e violeiro.Nascido em 1975 na cidade do Recife.Iniciou seus estudos em1989 num curso de orgao e teoria musical do recife e ingressou em 1997 no curso de licenciatura em música na Universidade Federal de Pernambuco,no qual permaneceu ate o ano de 2001 sem no entanto completar a graduacao. Ao longo de quinze anos de atuação na cena musical independente de Pernambuco, tem se firmado como músico respeitado, entre aqueles que se dedicam à recriação e difusão da música tradicional do Nordeste. Fez parte do grupo Chão e Chinelo, na década de 90, com quem gravou o CD Loa do Boi Meia Noite. Atualmente, é responsável pelos arranjos e produção musical dos dois CDs da musicista Alessandra Leão (Brinquedo de Tambor, 2006, e Dois Cordões, 2009); assinou arranjos para Siba e a Fuloresta,


Nação Zumbi, Iara Rennó, Renata Rosa, Maciel Salu e o Terno do Terreiro, Tiné, Biu Roque, SaGrama, Mio Matsuda (Japão), entre outros.A partir do uso da viola dinâmica (instrumento criado por Ângelo Del Vecchio nos anos 1940 em São Paulo), Caçapa descortina uma criação artística incomparável, que funde de forma autoral a tradição de música de rua do Nordeste com a polifonia da música barroca européia e da musica africana e também com o processamento sonoro através de amplificadores e pedais, recursos típicos do rock e do pop. 


Ao lado de três violas dinâmicas (com encordoamento e afinações diferentes), fazem parte dos temas instrumentais o bombo (de 12 polegadas), o ganzá e o pandeiro (fechando a tríade de percussão) e o contrabaixo acústico (baixolão), este último em uma participação inédita ao lado dos instrumentos citados anteriormente no que se refere à sua utilização em cocos de roda, sambas e baianos. No disco, Alessandra Leão (ganzá e pandeiro) e Hugo Linns (baixolão) auxiliriam na gravação e aperfeiçoamento das músicas.
Em todas as oito composições do repertório do CD Um Elefante na rua nova a palavra rojão aparece no título, ora combinada com o coco, baiano e o samba, ora sozinha. Assim, o músico deixa claro que o timbre da viola dinâmica baseado na afinação típica da cantoria dos repentistas é o cerne das suas criações. No entanto, como bom pesquisador que é, Caçapa encontra raízes de sua combinação de diferentes tradições já em 1972, no LP Repentes e Repentistas, de José Vicente da Paraíba e Passarinho do Norte, no qual lhe chamou atenção a combinação da viola com o coco em uma das músicas registradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário