quarta-feira, 30 de outubro de 2013



                               Odalva Guimarães


 Seguindo a trajetória de muitos  nordestinos de sua época, Odalva Guimarães, parte do interior da Bahia a procura de melhores condições de vida na recém fundada capital do Brasil, Brasília.


   Baiana de Piritiba, e sempre a frente de seu tempo, Odalva, formada pela faculdade de Artes plásticas da Universidade Federal de Goiás, tem desenvolvido um elogiável processo de trabalho retratando a figura feminina, construída sobre uma estilização muito pessoal e angulosa.

   No decorrer dos intensos anos de criação, a artista mudou sem perder seu vínculo com o geometrismo de conotação cubista. Num clima tropicalista, expressou seu talento através de telas em que são trabalhadas imagens de flores, pássaros, peixes e frutos.




   Odalva Guimarães participou de 48 coletivas de Artes Plásticas. Fez 65 exposições individuais. Ministrou aulas à nível universitário. Fez conferências. Fundou a Associação de Artistas Plásticos do Espírito Santo. Ganhou o 1º prêmio de pintura, no VI Salão de Artes Plásticas das cidades satélites do DF. Tem obras publicadas nas revistas Casa e Jardim e Mbaecuab ( essa última distribuída em várias  universidades do mundo). Possui obras no Brasil, Israel, China, Japão, Estados Unidos, Colômbia , Alemanha, França, Panamá, república Dominicana, El Salvador, Argentina, Gana, Nigéria, Venezuela, Honduras, Costa Rica, Suriname e Filipinas.




   Esta é a linguagem de arte de Odalva, uma artista q já passou pelos ensinamentos de mestres, e que hoje mostra seu talento centrado na beleza de sentimentos interiores e da integração às cores e coisas da natureza.




Por  Lilia Guimaraes - Outubro 2013 - Campo Formoso - Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário