segunda-feira, 2 de dezembro de 2013



                 bumba-meu-boi do Piauí


O bumba-meu-boi é o folguedo mais característico do Piauí, como também de outros Estados  brasileiros. De acordo com alguns historiadores  este folguedo surgiu da colonização das terras do Piauí em fins do séc. XVIII, com as primeiras doações de sesmarias feitas pelo governo de Pernambuco. A origem do bumba-meu-boi seria  portanto,  Pernambucana, baseando-se na antiga modinha que diz:

O meu  boi morreu
O que será de mim
Manda buscar ouro maninha lá no Piauí...

A verdade que o nosso boi originou-se mesmo no Nordeste, devido esta região ter sido colonizada  através das fazendas de gado sendo o boi a base da sobrevivência local. No Piauí a brincadeira do boi tornou-se muito íntima do povo, adquirindo características próprias da região que lhe deu muita pompa e colorido.
O bumba-meu-boi, antes de ser uma dança, é uma representação dramática é uma farsa. O enredo desse drama expressa uma realidade sócia econômica e seu conteúdo musical, rítmico, coreográfico e a indumentária constitui a mistura de culturas diversas, que se encontraram e se completaram e se adaptaram no mesmo espaço territorial.


A história do bumba-meu-boi desenvolve-se em torno da lenda do fazendeiro que  tinha um boi de raça muito bonito, e querido por todos e que, inclusive sabia dançar. Na fazenda trabalhava o pai Chico também chamado negro Chico casado com Catirina  que estava grávida e desejou comer a língua do boi mais bonito da fazenda.  Pai Chico fica desesperado  com medo da mulher perder o filho   e resolve   roubar o boi do seu patrão para atender  ao desejo de sua mulher.  E sai para capturar o boi que  segundo a história , Chico  chega a ferir  ou a matar o boi.  O fazendeiro percebendo o sumiço do animal manda procura -lo por toda a fazenda  e os índios  encontram o boi ferido e pai Chico  é acusado.  Vários doutores (pajés) foram chamados para curá-lo, e após várias tentativas conseguem curar o boi, que se levanta e começa a dançar alegremente. Neste momento pai Chico é perdoado pelo fazendeiro e  tudo termina em festa.
Na Bahia o boi não revive e seu corpo é partilhado.  No  bumba-meu-boi não existe  época para realização da festa,  esta data varia  muito de região para região,  e até mesmo na região. No Piauí  esta dança é  realizada no período junino.  A festa do bumba-meu-boi acontece da seguinte maneira,  é feito  um convite para o grupo  que apresenta-se  defronte  a casa de quem o convidou. A apresentação começa um pouco antes da casa  quando o amo do boi canta atoada inicial, chamada  Guarnecer, organizando o grupo  para  a  apresentação. Depois do Guarnecer, é hora  do Lá vai,  que é uma toada para avisar  o dono da casa  e demais que o boia  está indo.  Depois do lá vai, é cantada a licença, quando o boi pede licença  para se apresentar .  Durante  apresentação  canta louvores a São João, São Pedro, ao boi, ao dono da casa e vários outros temas, como a natureza, lendas da região, amores, política e etc.
Em determinado momento começa o auto, quando  apresenta a história  de Catirina  e pai Chico, que  as vezes varia de um grupo para o outro.  Também  é cantado o Urra do boi e  a toada de despedida, e a apresentação termina.  As apresentações sucedem-se  até por volta do mês de setembro, quando ocorre a morte do boi. Para a festa do boi é preparado um grande mourão no centro do terreiro que fica todo enfeitado. Defronte o altar de São João, reza-se a ladainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário