quarta-feira, 18 de dezembro de 2013



Dezembro em Salgueiro também é temporada de filmes e curtas no Centro de Cultura, Lazer e Turismo

A eclética programação de dezembro do Centro de Cultura, Lazer e Turismo, que teve início na última semana (6), com apresentações musicais, danças, exposições de fotos e cinema’. Esses e outros eventos se estenderão até o final do mês. Domingo (15) , o espaço abriu suas portas, para mais uma exibição do Cineclube com uma coletânea especial de curtas voltado para a historicidade do sertão, com vários curtas, entre eles, ‘Até o Sol Raiar’, ‘Ave Maria Sertaneja’ que mostra um registro poético do imaginário popular do Sertão, às 18h, quando toca na rádio a Ave Maria Sertaneja, interpretada por Luís Gonzaga.
Os outros títulos são: ‘Juramento Santo’, ‘Vida Maria’, ‘Ôxente’, Pois Não’ e ‘Fulô de Açucena’, dirigido por Marcos Carvalho. O curta é uma comédia romântica que aborda a relação de um casal com problemas e que resolve ter um acerto de contas no forró. Já sexta-feira (27), é a vez da música invadir o centro de música, a partir das 21h, com a sessão de “Improviso aberta, liberdade musical”.
O domingo (29) será dedicado aos pequenos, com uma coletânea especial de curtas voltados para eles, a partir das 18h, a exemplo da ‘Fábula das Três Avós’, que conta a história de Natália, uma pequena órfã que será levada por um sujeito esquisito para conhecer as avós. Ela terá que escolher uma de que goste de verdade, mas suas avós não são muito normais.
Outro curta é o ‘Historietas assombradas para crianças malcriadas’, baseado em uma série de animação brasileira, baseada no curta-metragem homônimo criado por Victor Hugo Borges, que narra a história de Pepe - um garoto malcriado e preguiçoso de 11 anos, que mora com sua avó, uma velha bruxa. O menino  trabalha como entregador para ela, cujo trabalho é vender artefatos e porções mágicas pela internet. Outros produtos criados por ela levam Pepe, seu cão Ramirez e seus amigos Marilu, Roberto, Guto e Gastón (gêmeos siameses) a enfrentar monstros, espíritos e toda espécie de criatura soberana. Outros curtas a serem exibidos são ‘Mitos do Mundo’ e o ‘O Nordestino e o Toque da Lamparina’.
‘O Nordestino e o Toque da Lamparina’é uma animação de Ítalo Maia, com duração de 8 minutos, inspirado em lendas de Aladim que retrata a vida dos sertanejos. Ainda na programação está o curta ‘Garoto Barba’, uma fábula sobre uma criança que, devido a uma rara doença, tem barba. Felipe gosta de ser como é mas se sente deslocado porque as outras pessoas que costumam olhar para ele de forma diferente. Quando seus pais resolvem submetê-lo a uma moderna cirurgia de remoção de pêlos, será preciso que o garoto tome uma decisão drástica, que mostrará aos seus pais e à cidade inteira que, às vezes, vale a pena lutar pelo o que se é realmente. Todas as exibições do cineclube apresentam classificação livre e é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário