terça-feira, 24 de dezembro de 2013




                                        Festejos Natalinos

Tradicional reduto da cultura popular pernambucana, a Casa da Rabeca, na Cidade Tabajara (Olinda), mantém vivas as nossas manifestações mais genuínas. E, para fechar as atividades deste ano e saudar 2014, o espaço promoverá duas festas que honram os costumes locais: a edição 2013 do Encontro Nacional de Cavalo Marinho, nesta quarta (25/12) e a comemoração do Dia de Reis, no próximo dia 6 de janeiro de 2014.

Com incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultura, a Casa da Rabeca promove o 19º Encontro Nacional de Cavalo Marinho. A festa religiosa, que já é tradição do espaço, contará com a presença de grupos do gênero em atividade na Paraíba e em Pernambuco. Este ano, serão 16 grupos reunidos para participar do festival, criado pelo saudoso Mestre Salu, um apaixonado pelo auto que integra o ciclo de festejos natalinos do Nordeste e, nesta época, presta homenagem aos Reis Magos.

Mesclando sons, cores e movimentos, o Cavalo Marinho – uma variação do Bumba-Meu-Boi, típica da Zona da Mata nordestina – proporciona uma rica experiência sinestésica, que remete o público à religiosidade desta época do ano e aguça o espírito natalino. Promovido desde 1995, o festival apresenta uma série de performances que reúnem teatro, música, dança e poesia, com direito a coreografias e falas improvisadas. O encontro começa a partir das 18h, nesta quarta (25/12), dia de Natal, e é gratuito.

T

Nenhum comentário:

Postar um comentário