quarta-feira, 29 de janeiro de 2014



Aniversário

Hoje (29/1), o Cultura.PE comemora o aniversário de um dos Patrimônios Vivos do Estado, o artesão ceramista Manuel Eudócio, que mantém forte a tradição caruaruense de fazer do barro matéria prima para a criação de obras de arte.

Representante do estilo ceramista de Mestre Vitalino, Eudócio nasceu no Alto do Moura, em 1931. Sua arte de fazer cerâmica figurativa retrata o cotidiano popular do lugar onde vive, e onde aprendeu quando criança a fazer seus próprios brinquedos de barro, esculpindo cavalos, bois e vacas para brincar.

Inicia efetivamente sua vida de artesão em 1948, quando aprimorou suas técnicas com Mestre Vitalino e desenvolveu um estilo próprio, incorporando elementos do folclore pernambucano em suas cerâmicas.

O seu legado de mais de 50 mil peças de barro representa personagens como Lampião e Maria Bonita, o Trio Nordestino e o Bumba-Meu-Boi. Suas peças compõem coleções particulares e acervos de importantes museus. Eudócio continua em plena atividade, na terra onde nasceu, eternizando uma obra que é a cara do seu povo.

Parabéns, mestre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário