sexta-feira, 3 de janeiro de 2014




Mestre Zé Lopes

José Lopes da Silva Filho, o mestre Zé Lopes, é um dos mamulengueiros mais conhecidos do Brasil. Ele nasceu em um sítio em Cortesia, município de Glória de Goitá, Pernambuco, em 1950. A paixão pelos bonecos começou ainda menino, aos 10 anos de idade. Quando ia a Glória de Goitá ficava em volta do mercado de farinha ouvindo os mestres anunciar seus espetáculos de bonecos ou de mamulengo*. Aos 15 anos de idade já havia feito seu primeiro boneco. Porém, sua carreira de mamulengueiro teve que ser interrompida pelo fato dele ter ido "tentar a vida" em São Paulo. Na década de 80 retorna a Glória de Goitá e funda o Mamulengo Teatro do Riso. Com o Teatro do Riso, mestre Zé Lopes fez várias excursões pelo Brasil e Europa.


Artesão, artista e militante do mamulengo há mais de 40 anos, mestre Zé Lopes reivindica reconhecimento para o ofício e o uso dos bonecos para a educação e a promoção da cidadania. Os espetáculos do Mestre Zé Lopes seguem a tradição do Mamulengo, cuja encenação se dá por meio de passagens recheadas de muita improvisação e cantorias. No repertório loas, baianos, marchas e forrós, entre outros ritmos, executados por um conjunto formado por um sanfoneiro e percussionistas. Os personagens característicos também estão presentes como Benedito, Joaquim Bozó e Quitéria, entre outros. 


* Mamulengo é um boneco de manipulação muito comum no nordeste do país. Diferentemente das famosas marionetes, esse boneco da tradição popular nordestina é manipulado por baixo, diretamente pelas mãos ou através de varas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário