segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


Troça Carnavalesca Mista PITOMBEIRA DOS QUATRO CANTOS

Embora haja a controvérsia sobre a data do seu nascedouro, pois alguns relatos datam a origem da agremiação em 17 de fevereiro, A Troça Carnavalesca Mista PITOMBEIRA DOS QUATRO CANTOS, comemora seus 67 anos hoje, 30 de janeiro, com toda pompa de ser uma das maiores representações da nossa folia.


Conta a história, que um grupo de rapazes da rua do Amparo e dos Quatro Cantos, saiu pelas ruas da cidade alta empunhando galhos de pitombeira, cuja safra ocorre nos primeiros meses do ano. Como tudo é motivo pra se fazer uma troça, nascia Pitombeira dos quatro cantos.



De 1947 até 1949, os participantes da Troça não usavam fantasias. Em 1950, o grupo desfilou fantasiado pela primeira vez, vestidos de palhaços sem máscaras.
Hoje, Pitombeira desfila (cem figurantes e doze destaques) com ricas e bem confeccionadas fantasias, disputando anualmente com seu grande rival, o Clube Carnavalesco Misto Elefante, outra tradicional agremiação olindense, fundada em 1952.



Seu estandarte, criado em 1953, é um losango, contendo no centro um trecho da rua Prudente de Morais, nos Quatro Cantos, em Olinda e dois cachos de pitomba nas laterais. As cores da Troça são o amarelo e o preto. O hino foi criado por Alex Caldas, em 1950.


Cultura Viva Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário