segunda-feira, 31 de março de 2014



Governo realiza Teia em abril e abre inscrições para Pontos de Cultura

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promoverá entre 10 e 12 de abril, em Campina Grande, a 3ª Teia Paraíba – Encontro Paraibano dos Pontos de Cultura. Durante oevento, serão realizados debates, mostra artística e as eleições de delegados para o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e para a Comissão Estadual dos Pontos de Cultura. A perspectiva é que o evento reúna cerca de 150 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do poder público.

Seguindo o calendário nacional, a 3ª Teia Paraíba é uma ação que compõe a etapa estadual da Teia Nacional, que esse ano acontece de 19 a 24 de maio, em Natal (RN). Na etapa paraibana, os participantes escolherão seus representantes na etapa nacional, bem como os delegados que terão direito à voto na plenária do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Também está prevista a realização de grupos de trabalho, que debaterão temas transversais às atuações dos Pontos de Cultura, relacionados aos direitos culturais, cidadania, sustentabilidade, legislação e comunicação.

De acordo com o gerente de Articulação da Secult, Pedro Santos, “os espaços de debate terão a finalidade de discutir a situação do Programa Cultura Viva nas esferas federal, estadual e municipais”. Ainda segundo o gerente, o objetivo é reunir propostas de aprimoramento, tanto para a gestão do Programa no âmbito do poder público, como na forma de organização dos Pontos de Cultura. Atualmente, a Paraíba conta com 71 Pontos de Cultura, beneficiados com editais lançados conjuntamente pelo Ministério da Cultura (Minc), Governo do Estado e as prefeituras de Campina Grande e João Pessoa.

Inscrições – As inscrições estão abertas até o dia 31 de março e poderão ser realizadas pela internet através do endereço eletrônico http://goo.gl/PWoHs8. Serão aceitas as inscrições de até dois representantes por Ponto de Cultura, que terão as despesas de transporte, alimentação e hospedagem custeadas pela organização do 3ª Teia Paraíba 2014. Poderão também se inscrever representantes de Pontos de Cultura habilitados em edições anteriores do edital.

Programa Cultura Viva – O Programa Cultura Viva é uma política de Estado, criada na gestão do ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, com a finalidade de promover o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da consecução de convênios celebrados após a realização de chamada pública. De 2004 até 2013, o Ministério da Cultura, Estados e municípios parceiros destinaram recursos para o fomento de 3.663 Pontos de Cultura, que somam investimentos na ordem de meio bilhão de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário