segunda-feira, 7 de julho de 2014

Mãe Biu


Severina Paraíso da Silva ,nasceu no ano de 1914, filha de  Ogun, filha consangüínea de José Francelino do Paraíso, casado com Maria do Carmo Paraíso, que fora sua madrasta. Foi iniciada por Artur Rosendo e Maria Oyá, nos ritos da nação Xambáem 1934.
Com o fechamento do Terreiro, em 1938, devido à perseguição policial do Estado Novo e o falecimento de Maria Oyá, no ano seguinte, fica com a responsabilidade de manter o culto aos Orixás, às escondidas, até a reabertura da Casa, em 16 de junho de 1950, em Santa Clara.
Em 1950, inaugura a sede definitiva do Terreiro, na localidade do Portão do Gelo, em São Benedito, Olinda. Foi a grande responsável, juntamente com sua irmã Tila (1912-2003), pela sobrevivência e preservação das tradições religiosas da Nação Xambá em Pernambuco.
Mãe Biu do Portão do Gelo, como ficou por todos conhecida, tinha personalidade forte e cativante, era respeitada e reconhecida como uma grande Iyalorixá, uma verdadeira Mãe de Santo, querida e inesquecível. É, sem dúvida, a personalidade mais marcante da Nação Xambá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário