sábado, 23 de agosto de 2014




CÁTIA DE FRANÇA

As letras das canções desta Paraíbana,me transporta a Rua da Aurora,mais precisamente ao laboratório de literatura do velho Ginásio Pernambucano(onde o bonde passava rumo ao farol de Olinda). Foi lá que um dia estudei na capital da provincia Pernambucana e descobri autores nordestinos fantásticos:João Cabral de Melo Neto,José Lins do Rêgo,Guimarães Rosa e Manoel de Barros.Ouvir as canções do LP Vinte Palavras ao Redor do Sol(1979),é ter a trilogia do ciclo da cana(Menino de Engenho/Moleque Ricardo / Banguê) ,do Também Paraíbano José Lins do Rêgo,em áudio.
Estão nas canções deste discos personagens como o Coronel Zé Paulino,o Moleque Ricardo,Mané de Tião,João de Joana, Paisagens verdejantes dos canaviais da zona da mata paraíbana,o bonde da rua da Aurora(Recife), Poço da Pedra,o trem,a feira de Itabaiana e tantas outras do imaginário de Zé Lins do Rego. Maria Catarina de França Carneiro((seu nome de pia),desde menina aprendeu a dominar instrumentos como piano,sanfona e o violão.Mais tarde se interessou pelos acordes da flauta e pela percussão.Foi professora de música por algum tempo,até começar a compor em parceria com o Poeta Diógenes Brayner. Participou de festivais de música popular na década de 60,época em que viajou  por "Oropa,França e Bahia" com um grupo folclórico.De volta a pátira amada,foi para São Sebastião do Rio de Janeiro,onde deixou o seu talento e registro instrumental em discos de Sivuca,Zé Ramalho,Amelinha e Elba Ramalho.Teve canções suas gravadas por Elba Ramalho e Xangai,destaque para Kukukaia e tantas outras e outros que gravaram suas composições. O primeiro LP solo,Vinte Palavras ao Redor do Sol, Foi lançado em 1979,Uma música da cantora foi trilha sonora do filme Cristais de Sangue,de 1975. Foi parceira de Jackson do Pandeiro durante a primeira versão do Projeto Pixinguinha,em 1980.
Em cerca de 40 anos de carreira,Cátia gravou três LPs: Vinte Palavras ao Redor do Sol,Estlhaços e feliz demais, e dois CDs:Avatar(que teve a participação de Chico César e Xangai) e Cátia de França Canta Pedro Osmar,no qual ela demostra a força criativa da música Paraíbana. A multiartisca que é,Cátia de França Também adentrou pelo mundo da literatura e das pláticas,com destaque para os livros Zumbi em Cordel, Falando de Natureza Naturalmente(infatil) e Manual da sobrevivência,um resgate de sua tragetória pessoal e profissional. A cantora,celebrada em todo o país,residia até pouco tempo em sua terra natal João Pessoa desde meados dos anos 1990,recentemente Cátia voltou ao RJ e é frequentadora assidua dos barzinhos da Lapa,local frequentado pelos boêmios,artistas e loucos da cidade maravilhosa, Lá, também expõe o seu belo trabalho músical.

 William Veras de Queiroz 2010 D.C (Durante as festividades de São Pedro) - São José do Rio Piranhas -PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário