terça-feira, 30 de dezembro de 2014



                            Chico Paes




 Francisco Paes de Castro (Chico Paes), Nasceu em Assaré no dia 23 de outubro de 1925, agricultor casado com Maria Helena da Silva com quem teve 03(três) filhos. Chico Paes morou no sítio Riacho do Felipe no município de Tarrafas e com 08(oito) anos começou a tocar harmônia de oito baixos, instrumento musical conhecido popularmente como sanfona pé de bode, dando os seus acordes iniciais com o seu pai que já era sanfoneiro, e Chico Paes sempre vendo o seu pai tocar, pegava a sanfona escondido do mesmo quando ele ia para o roçado trabalhar. Sua família é composta de 09(nove) irmãos dos quais 02(dois) tocavam instrumentos musicais.
         Nosso mestre além de tocar sanfona também tocou junto com o seu pai zabumba e pandeiro que era a sua grande inspiração, cada vez mais entusiasmado com talento do filho seu pai comprou o primeiro instrumento musical para o seu filho e o mesmo teve que pagar trabalhando na roça. Aos 20(vinte) anos Chico Paes já tocava sanfona de oito baixos profissionalmente em festas, casamentos, aniversários e com amigos onde começaram a reconhecer o seu sucesso como tocador na região, e assim encontro muitos parceiros para tocar, dentre eles o maior tocador da região, que era Zé Pinheiro da Paraíba, que já faleceu, mas se apresentaram por muitas vezes juntos.
        Depois de seu sucesso já consolidado seu Chico lançou uma música que fez muito sucesso, o nome dessa música é Copo Cheio, e tem uma curiosa história, pois tudo começou quando ele estava em uma roda de amigos bebendo numa mesa de bar e os copos estavam todos cheios de cerveja e assim ele fez essa música.
        O nosso mestre já foi convidado para tocar nas festas de Patativa por muito tempo, e também sempre recebeu convites para tocar com grandes artistas como: Dominguinhos, Alcimar Monteiro, Jorge de Altinho, Dorgival Dantas e outros.Chico Paes já possui um CD gravado com 15(quinze) músicas e o nosso mestre tem um grande ciúme da sua sanfona, pois dela ele expõe as suas musicas já gravadas e de outros artista, e o seu ciúme é tanto com ela que não deixa qualquer pessoa tocar, só quem realmente sabe, por isso ele falou que a sua sanfona pé de bode é o seu casamento pro resto da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário