terça-feira, 6 de janeiro de 2015


Bois e Reisados de Aracatiaçu (distrito de Sobral)



                                                                   Bincantes de reisado de Aracatiaçú


Em nosso país de dimensões continentais, muitas vezes experimentamos a sensação de viver em diversos Brasis. E na região norte do estado do Ceará esse fenômeno não é diferente.
Ainda no ano de 2007 quando estive cobrindo as apresentações de Bois e Reisados, tive a oportunidade de conhecer o distrito de Aracatiaçú, bem como o seu reisado.
Se eu já achava os bois e reisados de Sobral interessantes, o de Aracatiaçú era muito mais.
A primeira diferença no reisado deste lugar é que toda a brincadeira é cantada em forma de repentes. E quanto ao visual também há uma grande diferença. Todos os brincantes estão mascarados. E também existem vários outros personagens, como o magarefe, que é quem mata o boi, reis magos, etc. E outros animais, como o bode. Até mesmo o boi tem um tamanho diferente.


Além dessas diferenças, a brincadeira em Aracatiaçú dura muito mais tempo e a população se reune em uma quadra para prestigiar as apresentações do grupos de bois e reisados.
Durante três noites acompanhei uma equipe da Secretaria da Cultura e Turismo à Aracatiaçú. Na primeira noite eu já havia ficado encantado com aquela linda manifestação de cultura popular. Porém, ainda estava por vir a conhecer um personagem encantador: o Mestre Antônio Ferreira, da Lagoa do Mata.
Mestre Antônio Ferreira é um típico homem do sertão. De feições fortes e marcadas pelo tempo e pelo trabalho na roça. Homem sem letras, mas de imensa cultura!
No final da apresentação de seu grupo, Mestre Antônio Ferreira foi entrevistado pela Coordenadora de Cultura da Sec. da Cultura e Turismo de Sobral. Durante essa entrevista, o Mestre contou como ele, juntamente com pessoas da comunidade da Lagoa da Mata, se uniram pra fazer resurgir a tradição do reisado.
Segundo o Mestre, pelos idos de 1970, ele teve a idéia de montar um grupo de reisado somente mesmo para reviver essa tradição que ele percebia estar cada vez mais esquecida pela população na época. O grupo deu tão certo que surgiram vários convites para fazer apresentações em outras comunidades da região.
Uma outra história que o Mestre Antônio Ferreira contou foi quando a convite do INCRA ele foi representar o CE em um encontro no RN.

Lá chegando, ele foi chamado por um dos organizadores do evento que perguntou a ele se ele organizaria um reisado ali. Aceito o desafio, o Mestre disse: "Mas eu estou sozinho... Meu grupo não veio comigo..." O organizador olhou ao redor, e lá haviam inúmeras pessoas de diversos estados, artistas de grupos folclóricos, etc... Depois disso, o desafiante chegou pro mestre e disse que ele tinha inúmeras pessoas ali a disposição dele.
O mestre pediu um tempo e foi organizar o seu reisado. Segundo ele nos contou, a apresentação improvisada foi tão bonita que requisitaram eles para outras apresentações durante o evento.
Não é a toa que Mestre Antônio Ferreira é chamado de Mestre!!!

Em 2007, o Mestre recebeu um convite da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, para participar de um festival em Portugal, onde ele levaria as máscaras que o seu grupo usa nas apresentações. Porém, o mestre disse que tinha receio de viajar de avião, ainda mais para atravesssar o oceano. Mesmo com todas as despesas pagas e com direito a um acompanhante, o Mestre Antônio recusou o convite, porém, ele mandou as máscaras... Um pedacinho da cultura popular de Aracatiaçú esteve em Portugal representando nosso estado...


Hudson Costa /Sobral-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário