terça-feira, 20 de janeiro de 2015




José Nascimento de Souza ( Zé Lino ), é mestre pifeiro. Nasceu em 08 de dezembro de 1942, na cidade de Catarina (CE), hoje reside em Assaré, filho de Esmerino Sipriano Souza e Maria Josefina do Nascimento.
Zé Lino começou a fazer Pife com 14(quatorze) anos de idade juntamente com o seu irmão Francisco (Nó) de 16(dezesseis) anos. Em 1965(mil novecentos e sessenta e cinco) foram embora para a cidade de Monsenhor Hipólito(PI), onde morou por um ano, em 1966(mil novecentos e sessenta e seis) voltou para cidade de Catarina (CE) e se casou com Maria Cesário de Souza e em 1972(mil novecentos e setenta e dois) o casal veio morar em Assaré, no ano de 1976(mil novecentos e setenta e seis) começou a tocar na Banda Cabaçal que era composta por: 02(dois) pifes, 01(um) zabumba, 01(uma) caixa e 04(quatro) pratos.
Além de pifeiro, já trabalhou como: pedreiro, pescador, taboqueiro, cavoqueiro(com dinamite) e louceiro em geral. Na sua arte de pifeiro da banda cabaçal fazia mais apresentações nos meses de: maio nas novenas de Nossa Senhora de Fátima, junho nas festas juninas e setembro no cortejo de Nossa Senhora das Dores.
Nosso mestre parou de tocar no ano de 1998, quando torno-se evangelico e hoje é aposentado, mais ainda continua confeccionando pifes para quem procura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário