terça-feira, 14 de abril de 2015




        Mestre de Guerreiro Artur Moraes

Artur Moraes dos Santos,Nasceu em  Fernão Velho,bairro de Maceió, capital do estado de Alagoas,no dia 08 de outubro de 1925, filho de Manuel Morais dos Santos e de Antônia Francisca da Conceição. Foi criado na cidade de Satuba e batizado  em Santa Luzia do Norte,trabalhou muitos anos como ceramista nas olarias do município de Satuba, “fazendo tijolos e telhas de boa qualidade”.O gosto de dançar guerreiro veio aos dez anos no grupo do mestre Manoel Vicente, em Satuba, como bandeirinha e depois como embaixador. - “Brinquei com muito mestre bom, como Manoel Lourenço, João Inácio, Jorge Ferreira, Artur Bozó, Alfredo, todos já debaixo da terra. Com eles aprendi muita coisa boa, mas foi no Pilar e em Marimbondo  que dancei com Gajuru e mestre Laurentino, como mateu. Eles foram os que me fizeram mestre”.
Aos dezenove anos veio residir em Maceió, no bairro da Ponta Grossa e começou a dançar no guerreiro Treme Terra do mestre João Ventania e também no guerreiro do mestre João Amado.
Mudou-se para o bairro Clima Bom, no Tabuleiro dos Martins. e junto com o Sr. Pedro Lins formaram o Guerreiro Santa Izabel, na Chã da Jaqueira.
Artur Morais confessa que, “minha grande tristeza é não poder mais cantar. As pernas ainda tem força, a dificuldade é a voz que sai muito fraca devido a um sério problema de saúde”. 
Mas, não esquece as muitas  peças de guerreiro de sua autoria e cantarola as que mais gosta:
Da letra A assuletro Artur
Da letra M assuletro Morais
Da letra S  assuletro Santos
Da letra V  assuletro Vital
Da letra J   assuletro Juvenal
Da letra T  assuletro tambozeiro
Da letra G  assuletro guerreiro
Da CA-PI-TAL


“Esse guerreiro é Leão e brigo de guerra
Vou assubindo a serra todo embalado
Escuto o trenado, escuta a peça menina
Escuta a rima nesse tom mudado”


“O Morais é barreira de Alagoas
A rima é boa
Na praia, no norte e no sertão
Preste atenção onde a abelha faz o mel
Guerreiro Santa Izabel
Aqui vem tremendo o chão”

Nenhum comentário:

Postar um comentário