quinta-feira, 14 de maio de 2015





Barco de Fogo é patrimônio cultural de Sergipe 

Sergipe reconhece oficialmente mais uma manifestação do seu povo graças à atuação comprometida com o resgate da cultura popular da deputada Ana Lúcia. A Lei 7.690, aprovada e sancionada pelo Governador do Estado, transforma o barco de fogo patrimônio cultural imemorial de Sergipe.





A lei prevê também que o poder público promova ações de incentivo aos fogueteiros, execute programas de educação cultural e de incentivo ao Turismo em Sergipe como forma de preservar o patrimônio cultural que o Barco de Fogo e as atividades realizadas pelos fogueteiros representam para o povo de Sergipe.




Sergipanidade

A tradição do barco de fogo está na alma do povo de Sergipe. Criado na década de 30 pelo estanciano Francisco da Silva Cardoso, os barcos de fogo continuam sendo uma grande atração cultural e trazendo orgulho para a população local. Todos os anos no período junino, eles atraem sergipanos e turistas de todo o Brasil, que vem conhecer este belíssimo espetáculo pirotécnico que percorre, colore e ilumina a cidade.
"O barco de fogo é um artefato da cultura popular totalmente artesanal e unicamente produzido em Estância, onde nasceu e onde permanece vivo no coração da população. Portanto, nada mais justo que imortalizá-lo tornando-o patrimônio cultural do nosso Estado", defende Ana Lúcia acrescentando a necessidade de investimento voltado para os fogueteiros de Estância, artesãos que constroem os barcos de fogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário