sexta-feira, 1 de maio de 2015

Segunda noite do 7º Festival da Sanfona mergulhou nos clássicos de Gonzaga e até  Steve Wonder





De Luiz Gonzaga à Steve Wonder, de Dominguinhos à Sivuca, de Chiquinho do Acordeon à Zequinha de Abreu. São grandes nomes da música  brasileira e internacional. Xote, baião,valsa, jazz e forró. Não importa a ordem, mas os 15 concorrentes da segunda eliminatória do 7º Festival da Sanfona que incrementa este ano aniversário de 151 anos de emancipação política de Salgueiro (comemorado no último dia 30) mostraram que a versatilidade e virtuosismo podem andar juntos.
Clique na foto para ampliar
 Foto: Héliton/Infoto
Uma das novidades deste ano tem sido a presença feminina no palco da Casa do Sanfoneiro, onde acontecem as apresentações. Natural de Olinda e discípula de Camarão (In memorian)  a educadora Verônica Sanfoneira foi uma das que mostrou sua paixão pelo instrumento na Categoria Livre ao desvendar sua versão para 13 de Dezembro, Tico-tico no fubá e Do jeito que a gente gosta.
“Já vi o festival uma vez, mas agora resolvi concorrer. Muito bem organizado, uma oportunidade única de a gente tocar e conhecer talentos no instrumento”, disse Verônica. Já na categoria infanto-juvenil a garota Maria Alice, 14, aluna do Centro de Música de Salgueiro mergulhou no universo ‘gonzagueano’ mandando ver em Sala de Reboco, Riacho do Navio e Sertanejo.


As crianças também surpreendem cada vez mais cedo na música. Assim foi o caso do cearense Pedro Gabriel, 9, que deixou a timidez de lado ao assumir o palco para mostrar os clássicos como Feira de Mangaio (Sivuca), Lamento Sertanejo (Dominguinhos/Gilberto Gil) e pela primeira vez a  execução de uma música americana Isn’t she lovely (Steve Wonder).
A cada ano, os concorrentes chegam de lugares diferentes, do interior de Pernambuco e Ceará como foi a maioria desta edição. De Fortaleza, participou o sanfoneiro Zé Ivan, que tem como mestres Sivuca e Oswaldinho. “Não podia perder essa oportunidade.
Esse festival é um evento completo e verdadeiro para quem realmente mergulha no instrumento”, disse.
Quem pensa que a sanfona de 8 baixos está fora de ordem, é no Festival da Sanfona que se percebe a gama de talentos que ainda traduzem a magia das notas nesse instrumento a exemplo de Bilino dos 8 baixos (Moreilândia/PE),  Luiz Quintino (Salgueiro) e Pedro dos 8 baixos (Juazeiro/CE).
A mesa julgadora que conta com a participação do cantor e sanfoneiro Waldonys, aprovou os seguintes participantes para a final que acontece nesta sexta (1º): Categoria Livre: Cicinho do Acordeon, Zé Ivan e Edgar do Cedro;Infanto-juvenil: Pedro Gabriel e Sanfona de 8 Baixos:  Alceu Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário