sábado, 13 de junho de 2015



          ABDIAS CAMPOS


Nascido em Olho D’Água dos Caboclos, próximo à localidade de Amparo, no sertão do Cariri,no estado da Paraíba, Abdias Campos se considera um predestinado à literatura. “Fui trazido ao mundo pela parteira Zefa Canário, nasci ouvindo versos numa região toda de poetas. Quem saiu daquelas terras virou médico, advogado, engenheiro. Quem ficou, foi vaqueiro, fazendeiro. Mas todos continuam poetas”, diz Abdias, que foi para Recife estudar Administração de Empresas. Chegou a tentar empregar seus conhecimentos em uma fazenda que herdou. “Eu agi como poeta, não como administrador. Derrubei cercas, abri estradas e acabei vendendo tudo para fazer meu primeiro LP”, conta. E poeta, escritor e compositor. Ao longo de uma carreira de mais de 20 anos tem mergulhado na sua própria vivência de artista popular e realizado de forma contemporânea e original uma leitura do seu fazer artístico, focado na educação.

Tem 06 CDs gravados, 04 de música (Do canto da Juriti ao Baque da Ondas, Pedra de Amolar, Rama e Cantoria de Fé); 01 de poesia de cordel (Literatura de Cordel Cantada e Declamada) e um CD audiolivro infantil (Meu Cordelzinho de Histórias), dirigido à Educação Infantil e aos primeiros anos do Ensino Fundamental, com sugestões pedagógicas para professores.


É autor de aproximadamente 100 títulos em cordel e de diversos artigos sobre cultura popular, publicados pelo Instituto Brasileiro Arte e Cultura - IBAC.

Abdias também já ministrou diversas oficinas e palestras, por instituições como: FUNARTE - MINC, UFPE,, FUNDAJ, SESC/SC, SENAC/PE, FUNDARPE, AESA, UPE, UEPB, Fundação de Cultura do Recife, Secretarias de Educação de Pernambuco, do Recife e de cidades do interior.

Trabalhou como ator na minissérie A Pedra do Reino, da obra de Ariano Suassuna, levada ao ar pela Rede Globo em 2007. Ainda em 2007 fez a narração, em cordel, do filme de animação Até o Sol Raiá, dos diretores Fernando Jorge e Leanndro Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário