quarta-feira, 3 de junho de 2015




                                                                   
                         Mestra Dadá

Lindaura Alves da Silva, nasceu em 1 de junho do ano da graca de 1927, no Povoado Meirus, em Pão de Açúcar,municipio do estado de Alagoas,situado na regiao do Sertao do Ipanema. Dona Lindaura é conhecida por todos como Mestra Dadá, Mestra de Chaleirinha e de Pastoril.Quando Criança aprendeu, participando das brincadeiras promovidas no local onde nasceu e cresceu, as tradições populares.
Muito dedicada às suas origens, foi ela quem liderou o movimento para manter o nome do Povoado Meirus quando este passou a ser chamado de Povoado Campo Alegre, por conta de uma lei municipal.Começou como integrante dos grupos "A Chaleirinha", "O Pastoril de Meirus" e "A Vassourinha", depois passou a auxiliar os mestres nos ensaios, até que começou a coordenar as atividades destes grupos, nos quais ela ensina até hoje.
Além dos grupos de folguedos, Mestra Dadá também participa do grupo de seresta "As Meninas de Meirus" onde canta modinhas e rampeiras. É também uma legítima contadora de histórias, sempre com temas muito nordestinos. Passa horas contando sobre as invasões dos cangaceiros de Lampião e Corisco ao Povoado Meirus. Sua voz contando histórias e cantando canções populares, assim como suas danças estão gravadas, documentadas e publicadas em CDs, DVDs e programas de TV, como uma espécie de tesouro do patrimônio da  cultura popular alagoana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário