sexta-feira, 12 de junho de 2015



                           Premiado em dose dupla!

Alceu Valença ganhou dois prêmios ontem na cerimônia de entrega doPrêmio da Música Brasileira. Arrancou risos quando entrou agachado no palco para receber o troféu de Melhor Cantor na categoria Regional pelo CD "Amigo da Arte". Depois voltou ao lado do maestro Rodrigo Toffolo para receber o troféu de Melhor Disco na categoria MPB pelo álbum "Valencianas", gravado com a Orquestra Ouro Preto,
A cerimônia será exibida em especial pelo Canal VIVA nesse sábado, dia 13 de junho, às 22h

fotos: Alexandre Moreira





Ontem à tarde(quarta-feira 10/06), lembrei-me da primeira vez que subi ao palco. Eu tinha 5 anos e participei de um festival de música infantil no Cine Teatro Rex em São Bento do Una. Subi numa cadeira, cantei É Frevo, Meu Bem de Capiba e perdi o concurso para um garoto que interpretou a espanhola Granada. Ainda me recordo de ver papai, mamãe e titia Ademilda na plateia. As luzes da ribalta me hipnotizaram e eu, perdedor do festival, quis chamar a atenção da minha família. Enquanto Miquelito recebia merecidamente a comenda, eu dava dezenas de cambalhotas no palco para delírio e risadas do público.
Ontem à noite, as portas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro abriram-se para o Prêmio da Música Brasileira. Eu concorri em duas categorias: melhor cantor regional e melhor álbum de MPB. O clima ali não era de disputa e sim de comunhão em torno da diversidade da nossa música. Abracei Melodia que há muito não via! Falei com Gilberto Gil, sorridente e gentil. Sentei-me perto de Martinho da Vila que estava ao lado da adorável Mart’nália, sua filha. Acenei para Erasmo Carlos e sorri para Beth Carvalho sentada numa frisa. Lucy Alves, Jorge Vercílio, Gabi Amarantos, Daúde, Elba Ramalho, abraços, abraços, abraços.
Maria Bethânia, a homenageada, como uma diva, entrou em cena. Começou a premiação e de repente ouvi o meu nome como vencedor na categoria cantor regional. O menino de São Bento acordou dentro de mim. Subi ao palco e impelido pela loucura da criança, me agachei e andei de quatro pés. O Municipal estava tão cheio quanto ao Cine e Teatro Rex e eu, dessa vez, era vencedor com o meu regionalismo que na infância me tirara o prêmio.
Retorno ao meu lugar na plateia e assisto ao desfile de grandes astros da nossa música na homenagem à Bethânia: Lenine, Caetano, Chico Cesar, Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto, Nana e Dori Caymmi, Zélia, Mônica Salmaso e tantos outros nomes que fazem parte desta luminosa constelação. Mais uma vez, escuto meu nome sendo anunciado ao lado do Maestro e amigo Rodrigo Toffolo, regente da Orquestra Ouro Preto. Valencianas recebeu o prêmio de melhor álbum de MPB. Dessa vez, deixei o menino traquina de São Bento dormindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário