domingo, 26 de julho de 2015



              Samba Chula de São Braz

A historia dos brincantes do grupo de Samba Chula, se confunde com a deste ritmo genoinamente baiano,oriundo das celebracoes das colheitas e atividades das comunidades rurais do estado da Bahia.  Criado oficialmente no ano da graca de 1995, o Samba Chula de São Braz é liderado por Fernando de Santana e representa com talento e espontaneidade a tradição oral do samba de roda da Bahia. O Samba Chula de São Braz faz parte da história do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, gênero musical tombado como patrimônio imaterial da humanidade desde o ano de 2005. 


                                

O samba de roda e a chula (uma variação das cantigas de samba que aborda de forma poética temas do cotidiano, relatando conflitos da vida e ofertando conselhos de quem já viveu bastante e tem muito que ensinar) são linguagens que sempre estiveram presentes na história de vida desses artistas, desde a tenra infância na Vila de São Braz, em Santo Amaro,municipio encrvado no reconcavo bahiano. O primeiro CD do Samba Chula de São Braz, intitulado Quando Dou Minha Risada Há, Há…, foi lançado no ano de 2009. O disco foi contemplado pelo Prêmio Pixinguinha 2008, promovido pela Fundação Nacional das Artes (FUNARTE). O trabalho realizado pelo grupo atrai a atenção de público e crítica no Brasil e no exterior e demonstra o potencial criativo da cultura popular traduzido em música e dança.


Depois de realizar diversos shows e de dividir o palco com artistas de destaque da música popular brasileira o Samba Chula de São Braz cruzou fronteiras e e foi alem mar,levou sua música para outros países, participando de eventos internacionais como a WOMEX – Copenhague, 2010, maior Feira de World Music do Mundo; o Festival Internacional da Primavera Rishon-LeZion – Israel, 2011; Festival Europalia Brasil 2011, na Bélgica e Holanda; Turnê Europa 2012 que passou pela França, com shows em Paris (Cité de La Musique), Marseille e Toulouse.


Em 2014 o Samba Chula de São Braz esteve presente na 20ª edição do PercPan – Panorama Percussivo Mundial e foi destaque no Festival Qatar Brasil 2014, realizado no Parque Mia, situado na capital do pais, Doha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário