Criado para fortalecer e preservar o folguedo de bois pernambucanos, o Boi Faceiro comemora neste domingo (20),às 14h,na Rua Rêgo Melo,41,Bairro dos Coelhos, em sua sede no Recife, 18 anos de atividades culturais. A agremiação, que foi fundada em 15 de dezembro de 1997, pelo mestre Aelson da Hora, juntamente com integrantes do Centro Leão do Norte de Cultura Popular, estará reunida com outros grupos tradicionais,entre ursos e pastoris,numa alegra brincandeira aberta ao público.
“Foi através dele que surgiu a Federação Cultural dos Bois e Similares (FECBOIS/PE), o Boi Faceiro significa especialmente a autoestima de todos que fazem parte desta grande brincadeira”, explica seu presidente e fundador, Aelson. “Hoje, a diversidade cultural é uma das suas características principais, possibilitando que grupos similares em Pernambuco, como burras, ursos, mascarados, cavalos marinhos, entre outros, também possuam o mesmo reconhecimento que os bois conquistaram para participarem ativamente dos ciclos festivos existentes na cultura popular”, conclui.






Entre as atrações culturais já confirmadas, estarão se apresentando, além da própria agremiação, o Boi D´Loucos, Boi Tatatá, Pastoril Giselly Andrade, além de grupos de ursos atuantes na região metropolitana do Recife.
Atualmente, o Boi Faceiro possui 10 títulos de campeão do Carnaval pernambucano, tendo alcançado em 2008 o Prêmio Culturas Populares SID/Minc, enquanto uma das 40 expressões da cultura popular brasileira. Já a FECBOIS/PE representa 26 grupos de bois associados no Recife, 56 atuantes na região metropolitana e mais de 300 espalhados em todo o Estado.