Entre os dias 27 de abril e 05 de junho, quinze cidades da Áustria, França, Portugal, Itália, Irlanda, Suíça, Alemanha e Inglaterra, receberão as oficinas do projeto Vivência com a Cultura Pernambucana de Matriz Africana, ministradas pelo percussionista Pitoco de Airá. O projeto, que conta com o apoio do Ministério da Cultura, propõe a difusão de tradicionais saberes e fazeres populares pernambucanos.
Victor Max
 Victor Max
O percussionista é membro do Maracatu Estrela Brilhante do Recife
Serão realizadas atividades de formação sobre a história e as práticas musicais de folguedos como o maracatu e o afoxé, de religiões como o candomblé e a Jurema Sagrada, além da capoeira. O público será composto por músicos, simpatizantes da cultura pernambucana e coletivos de maracatu que desenvolvem suas atividades em países do velho continente.
O encerramento da turnê, no dia 05 de junho, será na cidade de Brightom, na Inglaterra. Pitoco irá reger mais de 300 percussionistas de vários países em um grande encontro europeu de música percussiva. Além disso, os grupos que participarão das vivências nas diversas cidades irão apresentar seus trabalhos e os resultados das oficinas. Todas as atividades desenvolvidas serão registradas e irão se transformar em um documentário e uma exposição fotográfica.
Carlos Alberto Teresio de Araújo, o ‘Pitoco de Airá’, é um percussionista recifense nascido e criado no bairro do Alto José do Pinho. Iniciou sua carreira aos quatro anos de idade no Afoxé Ylé de Egbá e no Maracatu Estrela Brilhante do Recife.
Além de ministrar aulas em projetos sociais no Alto José do Pinho e Olinda, Pitoco de Airá já formou batuqueiros em diversas cidades do Brasil e do mundo. É membro ativo do Maracatu Estrela Brilhante do Recife e ogã do terreiro Yemoja Ogunté, do bairro de Água Fria. Tem trabalhos com diversos artistas, entre eles Naná Vasconcelos, Lenine, Alceu Valença, Milton Nascimento, Diogo Nogueira, Marisa Monte, Marcelo D2.