domingo, 19 de junho de 2016



DONA ZEFINHA

O grupo Dona Zefinha é uma companhia cenomusical que surgiu no início dos anos 90 na cidade de Itapipoca, no Ceará. A característica marcante do grupo é a mistura de música e comicidade em seus espetáculos, resultado de um trabalho artístico alegre, comunicativo e de total interação com o público. Dona Zefinha aposta num projeto autoral que vai da música de raiz brasileira ao universal, bem como releituras de clássicos da música popular brasileira, tratados com bom humor e swing.

O nome Dona Zefinha, foi inspirado na cuidadora dos irmãos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, personagem muito presente na infância deles e que remete ao cenário cultural da região do Cariri, berço do trio.

O grupo leva na bagagem mais de 20 anos de estrada, tempo suficiente para gerar 10 espetáculos e três discos gravados: “Cantos e Causos” – 2002,  “Zefinha vai a Feira “– 2007 e o infantil “O Circo sem Teto da Lona Furada dos Bufões” – 2012. Atuam no elenco Orlângelo Leal, Ângelo Márcio, Paulo Orlando, Joélia Braga, Vanildo Franco e Iranilson de Sousa. Participam também os músicos convidados Samuel Furtado, Wagner Ferreira, Tamily Braga e Gustavo Portela.

A trupe já circulou em países como Alemanha, Coréia do Sul, Estados Unidos, Hungria, Guiana Francesa, Cabo Verde, Argentina, Colômbia e Portugal. A direção cênica, os textos e as composições são, em sua maioria, de Orlângelo Leal, sendo, algumas em parcerias com Flávio Paiva, Gustavo Portela, João Edson e Gerson Moreno.

Casa de Teatro Dona Zefinha - Quando não está em turnê, o grupo mantém um projeto de gestão cultural e de grupos em Itapipoca, no Litoral Oeste do Ceará. A Casa de Teatro Dona Zefinha nasceu em abril de 2011, como um minicentro cultural que abriga todo o trabalho artístico da Dona Zefinha. O espaço, montado para as produções musicais e cênicas do grupo, que além de proporcionar atividades de formação estética para os moradores do município de Itapipoca, fomenta a difusão de espetáculos de teatro e música.

O lugar é pequeno e aconchegante e tem capacidade para 92 lugares. Em dois anos de atuação, foram investidas 4.320 horas de trabalho para realizar 53 ações de fruição e formação estética. Passaram pela casa 58 artistas/grupos convidados, oriundos do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Bahia, Canadá, Argentina, Colômbia e Peru, atingindo um público de 5917 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário