quarta-feira, 13 de julho de 2016



                       ZEZITO GUEDES
 Mais conhecido por Zezito Guedes, assim mesmo com o sobrenome "Guedes" que ganhou do escritor Ariano Suassuna durante uma solenidade em Recife, em 1974.
José Gomes Pereira é paraibano,nasceu na cidade de Jurú,em 21 de abril de 1936, mas se tornou alagoano de coração pelo amor que tem à terra de Manoel André, onde reside desde os seis anos de idade. Autodidata, Zezito se interessou pela arte desde a juventude, época que trabalhou como protético, para garantir o sustento.
Com cerca de 30 anos, descobriu a escultura. Foi nessa área que fez diversas obras, utilizando madeira, gesso, ferro e pedra. Suas produções foram expostas em diversos salões de arte em todo o Brasil, sempre recebendo aclamações. “Comecei a trabalhar com gesso, desde os 15 anos”, relata.
Como pesquisador, destacam-se as obras “Cantigas das destaladeiras de Fumo” e “Arapiraca através do tempo”. Ele possui diversos trabalhos publicados ainda pela Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.
Respeitado no meio intelectual, costuma ser incluído no grupo de grandes artistas nordestinos. Prova disso é uma declaração feita pelo estudioso Ariano Suassuna e registrada no Museu Zezito Guedes:“Com Zezito, surge, mais uma vez, a confirmação daquilo que vivo dizendo a respeito do Nordeste e do nosso grande povo: ambos têm reservas maravilhosas de invenção e criação”.
Museu Zezito Guedes
Situado em um dos pontos privilegiados do Centro de Arapiraca, o museu, inaugurado em 2009, possui espaço de exposições permanente e um amplo acervo que reconstrói a vida de seu patrono com objetos, fotografias, registro da vida e obras do pesquisador, além de material histórico sobre origem e formação sociocultural da cidade de Arapiraca, baseado na obra “Arapiraca Através do Tempo”, de Zezito Guedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário