sábado, 19 de novembro de 2016



                         JARBAS MARIZ

O cantor e compositor Jarbas Mariz Iniciou carrreira na Paraíba e vem desenvolvndo sua arte desde 1968,primeiro tocando nos conjuntos de baile"Pedras Rolantes " e " Os Selenitas " e depois defendendo músicas de outros compositores em festivais até assumir seu próprio  trabalho. Jarbas gravou seu primeiro disco solo," Transas do Futuro ",em 1977,pela Erla/Rauland.
Em 1990 gravou ,com Lula Cortes, o Álbum Instrumental "Bom Shankar Bolenath "(Acordemo-nos Deuses e Deusas a nossa própria Divindade),produzido pela gravadora Continental;hoje relançado em CD. Em 1995,Jarbas lançou seu CD " Vamos lá prá Casa ", pela Gravadora Camerati;
em 2000 gravou o CD " Forró do Gogó ao Mocotó ",em homenagem a Jackson do Pandeiro,pela " Atração Fonográfica " e em 2006 lançou o CD " Do Cariri pro Japão ", pela gravadora Pôr do Som/Atração.


 Iniciou seu trabalho em estúdio nas gravações de outros compositores e,já em 1974,participou do LP " Paêbiru ",de Zé Ramalho e Lula Côrtes. Em 1980,além da gravação instrumental,fez todos os arranjos de base de viola de 12 cordas do segundo LP de Cátia de França - " Estilhaços " - CBS. Participou também do álbum coletivo " Música da Paraíba Hoje - Vol. 1 " (1982) com a música de sua autoria " Um certo pessoal ". Jarbas tem importante trabalho como compositor e suas músicas já foram gravadas por artistas como Eliane,Marinês,Gilberto Gil,Marcos Mendes,Gereba(Grupo Alemanha),Lula Cortes,Fuba,M4J,Sabah Moraes,Paulo Vinicius,Eliane Camargo,Chico César,entre outros. Ao longo de sua carreira,Jarbas já dividiu o palco com grandes nomes,tais como Zé Ramalho,João do Vale,Elba Ramalho,Alceu Valença,Pedro Osmar,Vânia Bastos,Vange Millet,Xangai,Lourival Tavares,Demônios da Garôa,Mestre Ambrósio,Orquestra Jovem Tom Jobim e Dominguinhos,Lenine,Chico César e Osvaldinho do Acordeon,entre outros.  
Jarbas atuou,com Cátia de França,em importantes projetos como o " Pixinguinha"/80,primeiro,com Jackson do Pandeiro e Anastacia e,depois,com o Grupo Quinteto Violado e Paulo Diniz. Daí iniciou sua afinidade com Jackson do Pandeiro.  Em 1995,uniu-se ao trombonista Bocato e formou a Orquestra ' forrock and Roll " tocando ritmos como xote,maracatu,Côco,tc,em várias casas noturnas paulistanas. E, 1999 contou com a participação de Elba Ramalho em show no Projeto " Aldeia Brasilis"( SESC/Santo Amaro). Com o grupo M4J esteve no " Free Jazz"/2000,interpretando suas próprias músicas,e participou com Tom Zé do Rock in Rio "/2001 e do Projeto "Afinidades"(SESC Santana/SP) em 2008.
Jarbas,paralelamente ao seu trabalho solo,desde 1990,é integrante da banda do compositor Tom Zé,realizando shows nos Estados Unidos,Canadá e vários países da Europa como Inglaterra,França,Suiça,Itália,Holanda,Áustria e Alemanha,onde tem tido participação cantando e trocando nos espetáculos.
Entre tantos,ressaltam os show no "MOMA " e no Central Parque em Nova Iorque,o " Festival de Jazz de Montreal " e o show no "Barbican Center " em Londres,com a participação da Banda Tortoise,de Chicago. Em 2005,além de seus próprios shows,Jarbas participou,com Tom Zé,de uma tournée pela Europa,onde tocaram no 39º Festival de Jazz de Moutreux,na Suíça;no Festival Eurockness,na França;e no Fandango Festival,em Roma,entre outros.Esta tournée resultou no filme " Fabricando Tom Zé ",lançado em circuito nacional em 2007 e premiado nos Festivais de Cinema do Rio de Janeiro e de São Paulo,hoje encontrado em DVD.
Desenvolveu amplo trabalho como instrumentista,Jarbas participou, entre outras,da gravação dos discos de Tom Zé,onde canta,toca percussão e bandolim. Os Cds The Hips of Tradition e "Com Defeito de fabricação" foram produzidos pela Luaka Bop(Warner Bross),selo do compositor David Byrne,ex integrnte do grupo " Talking Heads " e os Cds e DVDs " Jogos de Amar ", " Estudando o Pagode " e " Danç-Eh-Sá", pela gravadora Trama. Em 2008 p, produzido pela Biscoito Fino.participou da gravação do CD " Estudando Bossa ." Anda com Tom Zé,  Jarbas gravou os CDs de dois espetáculos do Grupo " Corpo" de Dança/MG: " Parabelo "(Tom Zé e Zé Miguel Wisnik) e "Santagustin " (Tom Zé e Gilberto Assis),e de CDs da Banda Tortoise,de Chicago e da Banda Cake,da Califórnia.
 Jarbas mostra seu talento como mostra de trilhas para peças de teatro,assinando a direção musical dos espetáculo " Num lugar de La Mancha,de Mário Garcia-Guillen(que originou um CD,de mesmo título,gravado por Jarbas e sua banda e convidados) e " A guerra mais ou menos santa,de Mário Brasini,ambas dirigidas por Valério de Pietro. Ainda em relação a trilha, a música " Inverno I e II" de Jarbas Mariz e Lula Côrtes,faz parte do filme "
O Rochedo e a Estrela ," de Cátia Mesel. Em 2008,sua música " São Paulo Esquina do Mundo", em parceria com Assis Ângelo,integrou o CD,que levou o nome da música,e que é parte integrante do Livro " São Paulo Minha Cidade.com ", lançado pela SP Turismo,em homenagem à cidade de São Paulo. Neste mesmo ano Zé Ramalho lançou o CD " Zé Ramalho da Paraíba ," que resgata os shows gravados ao vivo,de 1973 a 1976,ainda na Paraíba,onde Jarbas participa de várias músicas. Atualmente,Jarbas Mariz está trabalhando com a divulgação do seu mais recente disco,uma coletânea de seus 5 CDs autorais,que será lançado pela Gravadora " Por do Som/Atração ".
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário