quarta-feira, 16 de novembro de 2016



               MESTRA MARIA DO CARMO

Guerreiro. Descrição da palavra onde individuo prova sua valorização em combate identifica perfeitamente para aqueles que perpetuam um dos mais tradicionais folguedo do folclore do estado de alagoas.Dançado no ciclo natalino, o Auto dos Guerreiros,ou simplesmente Guerreiro,tenta evitar cair em esquecimento após quase 100 anos de sua criação. 
É notória a luta dos mestres do Guerreiro para manter a tradição e deixar este legado de cultura popular para as próximas gerações.Muita pedra no caminho, Além da dificuldade para atrair novos brincantes,outros obstáculos existentes como a confecção dos adereços,roupas e ensaios que, para eles,existe um custo considerável. Sem som e sem estrutura minima para os ensaios, a precariedade é grande.



 Aos 78 anos,Dona Maria do Carmo ou Mestra Maria do Carmo ,é um exemplo de persistência. Com seus 22 integrantes,o grupo enfrenta dificuldade para atrair e manter os jovens interessados.Neste folguedo é uma constante a entrada de crianças,mas não ficam por muito tempo. A velha guarda é quem salva os grupos,esses sim têm vontade de brincar e mantem a tradição do Guerreiro.




Nos dias 22 e 27 de dezembro,começa em Maceió o projeto Giro dos Folguedos,no Centro e na orla de Pajuçara,respectivamente. Uma boa oportunidade para a população prestigiar e ver de perto a luta dos mestres para manter o folguedo na praça.

Texto elaborado através de relatos dos mestres na imprensa alagoana.






Nenhum comentário:

Postar um comentário